Seminários territoriais discutem a reforma do Ensino Médio. Veja o calendário

Palavras-chave:
Fotos: divulgação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Secretaria da Educação do Estado deu início, nesta segunda-feira (13) ao ciclo de Seminários Territoriais: Ensino Médio em Debate, pela cidade de Paulo Afonso, a 434 km de Salvador. A série reunirá, até dezembro, professores, estudantes, gestões e coordenadores pedagógicos da rede estadual, além de representantes de instituições ligadas à Educação de todos dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE), para ampliar o debate sobre o tema que vem sendo fomentado pela Secretaria desde o ano passado.

Em Paulo Afonso, o seminário acontece no Auditório do memorial da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (CHESF). A atividade tem o objetivo de ampliar o debate e a escuta com a comunidade educacional baiana, atendendo à pauta nacional sobre o Ensino Médio, buscando elementos construtivos para a elaboração das novas arquiteturas curriculares e assegurando o respeito às especificidades e singularidades dos Territórios de Identidade da Bahia. Na programação, mesas redondas voltadas para as temáticas em torno da reforma do Ensino Médio e ao final, um bate-papo sobre os desafios das “Novas Arquiteturas Curriculares para o Ensino Médio”.

A Diretora de Ensino Médio, Tereza Farias, fala sobre a importância desta contextualização com o Território de Identidade. “A ideia de ampliar para todos os núcleos esses seminários é a gente territorializar as discussões sobre o novo Ensino Médio, dando a oportunidade de ouvir e de construir consciência com a comunidade educacional de cada NTE”, conta a diretora, ao enfatizar o processo de escuta dos estudantes. “O destaque do evento são os estudantes, que estão participando ativamente. O nível das discussões é muito bom e estamos percebendo que eles estão preparados e com uma maturidade significativa”, comenta.  

O diretor do NTE de Paulo Afonso (NTE 24), Marcos Antonio Pires, fala sobre a necessidade do debate. “É muito importante ficarmos por dentro das mudanças que estão acontecendo na Educação, de poder discutir sobre o futuro dos nossos jovens e esclarecer as dúvidas de muitos professores, pais e envolvidos na Educação como um todo”, declara.

A líder de classe Lídia Bezerra, 15, 1º ano, do Centro Territorial de Educação Profissional Itaparica II - Wilson Pereira (CETEP), acredita que o momento é construtivo para todos. “Como sou líder de classe, quero ficar bem informada sobre tudo para passar as informações direitinho para meus colegas”, afirma.

 

Para o professor de Matemática, Clemilton Cunha, do Colégio Estadual Nossa Senhora do Rosário, em Rodelas, a 540Km de Salvador, discutir sobre a reforma em uma atividade voltada para todos que estão envolvidos nesse processo é um exemplo de democracia. “É uma grande sacada da Secretaria ampliar essa discussão para todos, inclusive os pais e os próprios interessados que são os estudantes. Estamos em processo democrático interessante para todos”, pontua.

Em Paulo Afonso, a atividade conta, ainda, com representantes do Conselho Municipal de Juventude, de Universidades, da APLB Sindicato e de escolas particulares do município.

Ainda nesta semana, o seminário será realizado, na terça-feira (14), em Valença (NTE 6), no Baixo Sul, no Colégio Estadual Gentil Paraíso Martins e em Santo Antônio de Jesus (NTE 21), no Recôncavo, será no Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes. Na quinta-feira (16), mais uma edição do evento será realizada em Eunápolis (NTE 27), no Sul do Estado, no Colégio Estadual Doutor Clériston Andrade.

Agenda dos próximos seminários:

- Novembro
14 - NTE 06 (Valença) e NTE 21 (Santo Antônio de Jesus)
16 - NTE 17 (Ribeira do Pombal) e NTE 27 (Eunápolis)
28 - NTE 02 (Bom Jesus da Lapa) e NTE 08 (Itapetinga)
29 - NTE 20 (Vitória da Conquista)
30 - NTE 22 (Jequié) e NTE 23 (Santa Maria da Vitória)

- Dezembro
04 - NTE 19 (Feira de Santana) e NTE 26 (Região Metropolitana de Salvador)
05 - NTE 01 (Irecê), NTE 18 (Alagoinhas), NTE 03 (Seabra) e NTE 04 (Serrinha)
06 - NTE 10 (Juazeiro), NTE 12 (Macaúbas) e NTE 07 (Teixeira de Freitas)
07 - NTE 16 (Jacobina), NTE 13 (Caetité), NTE 11 (Barreiras), NTE 14 (Itaberaba), NTE 05 (Itabuna) e NTE 15 (Ipirá)
11 - NTE 09 (Amargosa)
12 - NTE 25 (Senhor do Bonfim)

 

Notícias Relacionadas