#Transformaê: Centros de Educação Profissional prestaram serviços à comunidade

Fotos: divulgação

Os Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional da rede estadual (CETEPs e CEEPs) tiveram participação marcante no Transformaê– 2ª Virada Educacional Bahia, realizado simultaneamente nesta quinta-feira (21), em todas unidades escolares da capital e interior do Estado. Os estudantes dos cursos técnicos participaram de atividades, apresentaram projetos científicos e prestaram atendimento ao público presente por meio de serviços como aferição de pressão arterial, tipagem sanguínea e outros.

O superintendente da Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria da Educação do Estado, Durval Libânio Mello, ressalta a importância do evento. “O Transformaê é essencial para que a gente aproxime a escola da comunidade e a comunidade da escola, no sentido de que a escola entenda o seu papel, não só como transformadora dos nossos alunos, professores e colaboradores, como também, ela entenda o seu papel transformador no território em que ele se insere com o papel muito forte de transformar a economia, a sociedade de todo o estado da Bahia”.

O CEEP em Biotecnologia e Saúde, Localizado em Itabuna, na região Sul da Bahia, contou com uma ampla programação. Os estudantes, familiares e pessoas da comunidade assistiram ao filme “Nunca me sonharam” e conferiram palestras com um psicólogo convidado e com técnicos da Vigilância Sanitária do município, que abordaram sobre Segurança Alimentar e, também, participaram de oficinas relacionadas ao cacau como “Produtividade da lavoura cacaueira” e “Benefícios do consumo do Flavonoide”. Além disso, os alunos da área de saúde realizaram diversos serviços gratuitos. Este é o caso de Luiz Henrique Borges, 18, que faz o curso técnico em Enfermagem. “Minha equipe ficou responsável por realizar teste de glicemia nas pessoas e foi muito bom, porque colocamos em prática tudo o que aprendemos no curso”, afirma o estudante.

No CETEP Sertão do São Francisco, localizado em Juazeiro, na região Norte, os estudantes apresentaram projetos científicos durante a Mostra Científica Bioma Caatinga, que integrou a programação do Transformaê. O evento contou com uma palestra sobre iniciação científica ministrada pelo diretor de pesquisa da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Raimundo Palheta, além de apresentações dos projetos de arte e cultura. A unidade também disponibilizou serviços como teste de glicemia e aferição arterial realizados pelos próprios estudantes.

O estudante Eli Jefferson Matheus Silva, 18, do curso técnico em Agropecuária, apresentou com sua turma os projetos ‘A produção do maracujá convencional’ e ‘Horta ornamental’. “Gostei muito de poder explicar sobre os projetos porque os estudantes puderem enriquecer os conhecimentos e tirar dúvidas”, revela.

>> Clique aqui para ver todas as fotos do #TransformaÊ

O CEEP em Saúde e Gestão, situado no município de Guanambi, promoveu diversas atividades como palestra sobre drogas, curso de pintura em tela, apresentações musicais e oficinas como ginástica laboral, #Grafitaê, primeiros socorros e as exposições #Expomemória e #Historiando. Os alunos dos cursos do eixo Gestão e Comércio prestaram consultoria à população. Outro destaque foi o projeto Melanina Black, que promoveu roda de conversa, oficina de turbante, dança e estética, além da exposição Tipos de Conhecimento.

Outros centros participantes da virada educacional foram: CEEP em Saúde e Tecnologia da Informação Carlos Correa de Menezes Santana, localizado em Salvador, CETEP do Sertão do São Francisco II Antônio Conselheiro, em Uauá, CEEP em Informática e Gestão Lourdes de Carvalho, em Cícero Dantas, CETEP da Chapada Diamantina II, em Morro do Chapeu, CETEP do Recôncavo II Alberto Torres, de Cruz das Almas, CETEP da Bacia do Rio Corrente, em Santa Maria da Vitória e o CEEP do Campo Milton Santos, de Arataca.