TV Anísio Teixeira estreia série Identidades nesta segunda-feira na TVE Bahia

Com dez episódios de 26 minutos cada e em formato de programa de auditório, a série inédita ‘Identidades’, produzida pela TV Anísio Teixeira, da Secretaria de Educação da Bahia, estreia nesta segunda-feira (30), às 19h30, na TVE Bahia. O novo programa tem apresentação do ator Marinho Gonçalves e participação dos alunos da rede estadual de ensino, que lotaram as platéias.

A série mostra aos jovens o trabalho de artistas baianos das mais variadas vertentes culturais, como o cantador Xangai, os cantores e compositores Dão e Riachão, as bandas Ronei Jorge e os Ladrões de Bicicleta e Baianasystem. Nesse primeiro momento, vai ao ar de segunda a sexta-feira, até o dia 4 de julho. Depois, de 7 a 11 do mesmo mês, sempre às 19h30.

O programa apresenta dez temas - Saudade, Paixão, Sonho, Ciúmes, Medo, Liberdade, Solidão, Alegria, Resistência e Fé. O objetivo é fazer com que os estudantes interajam com as manifestações culturais e expressões artísticas baianas, muitas delas desconhecidas para eles, e que possam extrair conhecimento desta experiência, entendendo que ao redor, no cotidiano de cada um, existe saber.

A série foi gravada no Teatro Solar Boa Vista e agrega um material diverso, que pode ser utilizado também em sala de aula para disparar atividades sobre cultura, diversidade cultural, música baiana e regionalidade, demonstrando o quanto a produção artística é ao mesmo tempo atual e ligada às raízes da tradição.

Guias pedagógicos - Os pilares da nova produção são a música, a poesia, imagens de vídeo-arte, vídeo-clipes, fotografias, obras de arte famosas e outras influências artísticas escolhidas cuidadosamente pela equipe pedagógica da Rede Anísio Teixeira e lançadas no telão do cenário pelo VJ Sal. Nos intervalos, o DJ Bandido comanda a festa, fazendo a plateia cantar e dançar com músicas eletrônicas, além das músicas das bandas e cantores que se apresentam.

Os guias pedagógicos de cada episódio da série estão disponíveis no Ambiente Educacional Web. Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone (71) 3116-9038 ou e-mail tv.anisioteixeira@educacao.ba.gov.br.