Uma década de história é comemorada pela comunidade de colégio estadual do município baiano de Nordestina

O Colégio Estadual Doutor Rubem Carneiro, no município baiano de Nordestina (a 259 km de Salvador), comemorou dez anos de existência. Para celebrar a ocasião, a comunidade escolar realizou o Festival Cultural Estudantil. O evento, que contou com a presença de autoridades, pais, estudantes e funcionários da instituição, foi animado pela Banunor (Banda Musical Nordestina) e realçado pela apresentação das obras literárias e composições musicais dos alunos, resultado dos projetos estruturantes articulados entre a escola, a Diretoria Regional de Educação (Direc) e a Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

Comemoração

“Depois de ganhar um prédio para ter uma escola digna, a unidade é, hoje, o maior patrimônio da cidade pelo seu valor material e institucional, capaz de transformar e de despertar, nos educandos do ensino médio e da EJA (Educação para Jovens e Adultos), uma nova visão de mundo”, destacou o diretor do colégio, Paulo Antônio dos Santos Jr. O secretário municipal de Agricultura, João Batista de Andrade, presente à solenidade, falou da importância da parceria entre Estado, município e sociedade civil. “Também parabenizo a direção da escola e a atuação da Direc 12 pela forma democrática de atuar do diretor Jivaldo Oliveira”.

A unidade escolar, cujo nome foi dado em homenagem ao então deputado estadual Rubem Carneiro, nasceu sem sede própria. As obras para a construção do prédio foram iniciadas em 2003, mas não foram concluídas em tempo hábil. No seu primeiro ano de funcionamento, foi cedido um espaço do colégio Tertuliano de Souza Pereira, municipalizado à época.