Universidade para Todos amplia número de vagas

Criado com o objetivo de ampliar o acesso de estudantes da rede estadual ao ensino superior, o Programa Universidade para Todos aumenta, este ano, em quase 44% o número de vagas. O programa irá beneficiar cerca de 40 mil alunos concluintes e em curso do ensino médio regular na capital e em 144 municípios do Estado.

O pré-vestibular funciona dentro das unidades escolares, o que estimula a participação e a continuidade dos estudos.  Com esse foco, em 2010, o programa passou a ser oferecido, também, para os estudantes em curso do 3º ano do ensino médio, incorporado ao mesmo horário de aula.

De acordo com o coordenador de Educação Superior da Secretaria da Educação, Clóvis Caribé, o Universidade para Todos “tem conseguido melhorar o desempenho dos alunos do 3º ano do ensino médio, elevar a autoestima dos cursistas e de seus familiares, incentivar a produção acadêmica e favorecer a inserção do graduando (monitores) no mercado de trabalho”.

O programa é executado pela Secretaria da Educação do Estado em parceria com as quatro universidades estaduais – Uesc, Uefs, Uesb e Uneb – e com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). As inscrições para 2011 estão previstas para o período de 14 a 23 de março, no Portal Educação www.educacao.ba.gov.br.

Critérios - Para concorrer a uma vaga, o estudante deve estar regularmente matriculado no 3º ano do ensino médio, ter cursado da 5ª série do ensino fundamental ao 2º ano do ensino médio seriado em escola pública municipal e/ou estadual no Estado da Bahia. No caso dos egressos da rede pública de ensino, terá que ter cursado da 5ª série do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio seriado e/ou modalidades correspondentes em escola pública municipal e/ou estadual no estado da Bahia.