Videoconferência marca preparação da Semana Pedagógica na rede estadual de ensino

Fotos: divulgação
Professores, gestores escolares, coordenadores pedagógicos e diretores de Núcleos Territoriais de Educação (NTE) se reuniram, nesta quarta-feira (16), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em videoconferência retransmitida para todos os 27 NTEs. A iniciativa marca a mobilização da rede para a Semana Pedagógica, que acontece entre os dias 4 e 8 de fevereiro, em todas as unidades escolares da rede estadual, com o objetivo de planejar o ano letivo de 2019. Este ano, o evento terá como tema “Pilares para a garantia do direito de aprender: currículo, formação, acompanhamento e avaliação”.

Presente à videoconferência, o superintende de Políticas para a Educação Básica do Estado, Ney Campello, destacou a importância da realização da Semana Pedagógica. “Com o planejamento do ano letivo, objetivamos assegurar o direito de aprender de cada estudante. Vamos repensar as nossas práticas pedagógicas, visando evoluir os nossos dados no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação na Bahia). Vamos debater as questões legítimas ligadas aos educadores e, sobretudo, o grande desafio de reverter os indicadores educacionais nas escolas públicas do nosso Estado. Por isso, escolhemos como tema esses pilares que são: currículo, formação, acompanhamento e avaliação”.

O gestor explicou que, em relação ao currículo, a discussão se voltará à qualificação da oferta. Segundo ele, na formação, o debate será sobre a utilização mais eficiente pela escola das atividades complementares. Já na área do acompanhamento, a discussão vai girar em torno da participação de cada unidade escolar nos seus resultados. E, por fim, na avaliação, a ideia é propor novas estratégias de avaliação que colaborem para a elevação do sucesso escolar.

Metodologia
Um dos pontos importantes da videoconferência foi a reflexão sobre a metodologia que deverá ser adotada na discussão dos quatro pilares que nortearão a Semana Pedagógica. Os participantes também discutiram as ações e atividades que deverão ser desenvolvidas para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem e avaliaram o conteúdo e as estratégias de articulação entre os projetos e o currículo escolares.  O diretor do Centro de Apoio Pedagógico do Deficiente Visual (CAP), River Carvalho, falou sobre a importância das discussões pré-Semana Pedagógica. “Este ano, o diferencial é que teremos uma semana de discussão, portanto teremos mais tempo para nos preparar, na perspectiva de aumento de qualidade e quantidade daquilo que a gente projeta para 2019, para que a gente vá para a escola com os nossos pares, os nossos alunos, as famílias e a comunidade em geral e realizemos um trabalho pedagógico de sucesso”.