Visitantes conhecem Memorial do Topa durante o 4º Encontro Estudantil da Rede Estadual

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
                  A trajetória dos oito anos do Programa Todos Pela Alfabetização (Topa) pode ser apreciada pelos visitantes, no Memorial do Topa, “A arte de Lembrar”, durante o 4º Encontro Estudantil da Rede estadual, que acontece até sexta-feira (4), na Arena Fonte Nova, em Salvador.
 
No memorial, estão expostos o acervo cultural das oito etapas do programa, em que resgata as lembranças dos reais protagonistas desta história, construída pelos milhares de alfabetizandos de toda Bahia. São materiais produzidos durante as atividades executadas em sala de aula, artesanatos, os livros utilizados pelos alfabetizadores e os produzidos pelo Topa.
 
O alfabetizando Reinaldo Santos, 35 anos, da cidade de Ipiaú, conta emocionado sobre a importância do Programa. “Nunca tive em uma escola. Hoje eu já estou sabendo alguma coisa. Faço meu nome, tirei até identidade. O Topa me ajudou muito”, relata. Maria de Lourdes Silva dos Santos, da cidade de Planaltino, diz: “estou adorando estudar o Topa. Agora já sei ler e escrever, sei conversar, não estou mais encabulada. Tenho muito que agradecer aos alfabetizadores do Programa”.
Para a coordenadora Pedagógica do Topa, Célia Coelho, é importante resgatar essa memória, para mostrar a importância do Programa para a sociedade. “É um resultado grandioso. Uma satisfação enorme, tanto para os alfabetizandos, quanto para a gente. Hoje podemos ver esse sonho, essa possibilidade de alfabetizar os jovens e adultos, como uma grande realização”, conta entusiasmada, a coordenadora.
 
Programa Topa – O Programa Todos pela Alfabetização é desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado, desde 2007, em parceria com o Governo Federal, e já possibilitou que mais de 1,3 milhão de jovens acima de 15 anos, adultos e idosos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, fossem alfabetizados. Ao assegurar a alfabetização, o Topa também promove resgate da cidadania para jovens, adultos e idosos.

Notícias Relacionadas