Viver Escola: alegria de estudantes, pais e professores marcam encerramento

Em visita ao Colégio Estadual Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, no bairro de Periperi, em Salvador, na quarta-feira (27/03), o secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, conferiu o encerramento do projeto Viver Escola, desenvolvido pela primeira vez pela Secretaria, voltado para alunos oriundos da rede municipal de Salvador, que estão ingressando na 5ª série/6º ano. As atividades de integração, realizadas desde quatro de março, incluíram aulas de língua portuguesa, matemática e ciências, além de jogos, brincadeiras e atividades lúdicas educacionais em 62 escolas-polo que abrigaram o projeto na capital.

Confira aqui a Galeria do Viver Escola

Encerramento das atividades do Viver Escola - Claudionor Jr. Ascom/Educação
“Fiquei muito emocionado quando entrei nessa escola e, circulando e conversando com as mães, estudantes e professores, constatei o sucesso do Viver Escola. Cada um deles transmitia uma grande alegria por conta de um projeto, que, em apenas um mês, fez uma diferença para esses alunos que ingressam, agora, na rede estadual”, destacou o secretário Osvaldo Barreto, ressaltando que o projeto foi criado justamente a partir de diálogos com mães de alunos que demonstravam preocupação com a adaptação de seus filhos nessa nova fase de sua vida escolar.

Empolgados com o desenvolvimento alcançado pelos filhos com o Viver Escola, pais de alunos também compareceram ao último dia do Viver Escola para assistir às apresentações culturais (coral, hip-hop, peça teatral), protagonizadas pelos estudantes que participaram do projeto. A coordenadora do Viver Escola, Daday Sales, ressaltou que a experiência se consolidou como uma atividade educacional de grande êxito e que contribuiu para a elevação da escolaridade destes estudantes por meio de atividades pedagógicas que despertam maior gosto no ambiente escolar.

Entusiasmada, a diretora da escola, Olívia Costa, afirmou que o Viver Escola “é um projeto novo que deu certo”. “Estou muito feliz por ter visto o desempenho dos estudantes, que foram assíduos e participativos em todas as dinâmicas realizadas ao longo desse mês aqui, na escola. Agradeço aos pais por terem acreditado no projeto, e aos professores, pela dedicação, engajamento e entusiasmo”.

“O Viver Escola ajudou bastante a meu filho. Você nem imagina o quanto de coisa que ele aprendeu. Ele chegou a fazer uma boneca com material reciclável para dar de presente à irmã mais nova" - Nivonete Dias - mãe de Cauã

Mães emocionadas – Os depoimentos de mães presentes ao último dia de atividades do Viver Escola eram testemunhos do sucesso da iniciativa “Eu gostei demais desse projeto. Minha filha aprendeu muito nesse mês, e todo dia ela chegava me contando uma novidade”, disse Nivonete Dias Farias, mãe da garota Emile Noemi, 11 anos.

A mãe de Cauã Pereira dos Santos, 11 anos, Daiane Maria Pereira, também estava empolgada: “O Viver Escola ajudou bastante a meu filho. Você nem imagina o quanto de coisa que ele aprendeu. Ele chegou a fazer uma boneca com material reciclável para dar de presente à irmã mais nova. Ele gostou tanto que acordava cedo, se arrumava rápido e ficava na maior ansiedade para ir para a escola. Senti que ele ficou mais solto porque era muito tímido”, disse.

Márcia de Jesus Pinto, mãe de Michael Arnod de Jesus Pereira, 11 anos, conta com orgulho que a professora a chamou para parabenizar o filho pelo “excelente desempenho”. “Ela me disse: mãe, cuide dele porque ele é genial. Falou que eu lutasse por ele, porque vale a pena investir nele. Michael é mesmo muito interessado em aprender. Me disse que está até escrevendo um livro”.

Encerramento – No encerramento do projeto, no Colégio Castelo Branco, o estudante Lucas França, 10 anos, sintetizou o sentimento dos colegas em um discurso objetivo e emocionante: “quero agradecer à Secretaria pela idéia de fazer esse projeto, que foi benéfico para todos nós. Aprendi sobre a importância de preservar a água, reciclar o lixo, ter uma boa alimentação, cuidar da escola. Alimentação e material não faltaram. Agora, estamos preparados para o ano letivo graças ao Viver na Escola”.