Devotodicas: estudantes do Colégio Estadual Manoel Devoto têm aulões preparativos para o Enem

Palavras-chave:

 

Fotos: Divulgação

Com a aproximação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, escolas da rede estadual intensificaram os aulões de revisão para as provas que ocorrem nos dias 3 e 10 de novembro. É o caso do Colégio Estadual Manoel Devoto, localizado no Rio Vermelho, em Salvador, que promoveu, neste sábado (19), mais uma edição do Devotodicas. A ação é fruto do incentivo da Secretaria da Educação do Estado (SEC), através do “Tô com você no Enem”, projeto que vem viabilizando, ao longo do ano, uma série de atividades pedagógicas e estruturais, com o objetivo de ajudar o ingresso dos estudantes concluintes da Educação Básica na universidade. Na Bahia, estão inscritos 449.528 candidatos no Enem deste ano, sendo que 113.746 são alunos da rede estadual.

 

A ideia de criar o Devotodicas, contou o professor de Matemática e organizador do evento, Wagner Aguiar, visou proporcionar aos estudantes manhãs de sábado com revisões que funcionassem como uma espécie de ensaio para as provas do Enem. “A intenção foi levar para os alunos uma atmosfera parecida com a do exame, bem como engajá-los e motivá-los nessa reta final. Para isso, cada professor especialista na sua disciplina tem um tempo para dar as dicas mais importantes. Nesse aulão, também trazemos para o aluno as tendências das provas e apontando as questões mais recorrentes em cada área. Então, ao mesmo tempo que promovemos uma revisão teórica, trazemos um viés motivacional”, relatou, destacando que, além dos docentes da unidade escolar, foi incluída na programação a participação de palestrantes de fora abordando temas como saúde mental e física; Sistema de Seleção Unificada (Sisu); e Teoria de Resposta ao Item (TRI).

A estudante Íris Souza, 17 anos, considera que o Devotodicas é importante não apenas por ser um aulão preparatório para o Enem, mas também pelo seu papel social. “É um projeto realizado por um colégio de ensino público, pensado por professores que, realmente, se preocupam com seus alunos e conhecem a nossa realidade. Termos um projeto que nos proporciona conhecimento, que nos familiariza as provas do Enem e que nos tranquiliza para fazer o exame é de suma importância. Espero que o Devotodicas que aconteça nos próximos anos e que outros colégios possam tomar o exemplo e proporcionem aos seus alunos um evento belíssimo como este”.

Júlia Guerreiro Dantas, 17 anos, também comentou o que representou para ela os dois sábados de Devotodicas. “Foi uma experiência maravilhosa. Os professores foram excelentes e trouxeram várias dicas bacanas, que vão nos ajudar a entender melhor o processo de treinamento dos vestibulares e a fazer melhor a prova, com orientação, estratégia e conhecimento técnico. O projeto ajudou, ainda, o nosso emocional, nos tranquilizando mais. Então, achei uma vivência incrível e que contribuiu muito na nossa preparação em relação ao conteúdo e ao psicológico”, revelou a aluna.

A primeira edição do Devotodicas aconteceu em 29 de outubro, com conteúdo das áreas de Exatas e, neste sábado, foi a vez de Humanas e Linguagens. Durante as atividades, detalha o professor Wagner, questões a exemplo dos conteúdos que não podem deixar de ser revisados nesta reta final, as melhores estratégias dentro de cada disciplina para fazer uma boa prova; o que é mais importante agora para além dos conteúdos; e a importância da atividade física neste momento integram o repertório das dicas. “Além disso, convidamos ex-alunos do Manoel Devoto para contar como conseguiram a aprovação e para proporcionarmos momentos de descontração, que são fundamentais neste momento, não faltou atividade cultural, com apresentações de dança e música entre os intervalos das aulas”, complementou.

Aumento de inscritos – Este ano, a rede estadual registrou um aumento de 38% no número de inscritos no Enem – principal porta de entrada para o Ensino Superior no país –, em comparação a 2023. Este crescimento se deu graças ao “Tô com você no Enem”, projeto da Secretaria da Educação do Estado que combina aprendizado e orientação especializada, servindo de suporte contínuo para que os concluintes da Educação Básica possam responder às questões das provas com agilidade e segurança, sem perder de vista também o fator motivacional. Para isso, a SEC seguiu um cronograma alinhado ao Ministério da Educação. Em abril, por exemplo, foi realizada uma força-tarefa nas escolas de todas as modalidades de ensino para garantir a isenção da taxa de inscrição para o exame e a efetivação do registro dos alunos.

Notícias Relacionadas