Ações Prioritárias

Diagnóstico das Escolas do Campo
Trata-se do estudo da situação da Educação do Campo em que serão mapeadas as condições reais de funcionamento das escolas nos 416 municípios da Bahia, identificando seus limites enquanto instituições de ensino e de aprendizagem; desafios apresentados para o cumprimento de sua missão e as potencialidades a elas vinculadas, com o propósito de buscar indicativos que subsidiem a formulação e a implementação de políticas de educação básica do/no campo.

Construção das Diretrizes Estaduais da Educação do Campo
Elaboração de um documento base que subsidie e oriente o sistema público de ensino no processo de institucionalização e implementação da Educação do Campo no Estado da Bahia. O processo inclui a realização de seminários regionais e Seminário Estaduais com a participação de educadores, gestores municipais de educação, movimentos sociais e sindicais do campo, educandos, coordenadores pedagógicos, gestores escolares, gestores das Diretorias Regionais de Educação (Direc) e universidades.

Implementação da Lei 11.352/2008, que institui o Programa Estadual de Apoio Técnico-Financeiro às Escolas Família Agrícola – EFAs  e Escolas Familiares Rurais – EFRs  do Estado da Bahia.
Atualmente 31 Escolas estão sendo contempladas com recursos financeiros que beneficiam 3.830 estudantes, sendo 1.414 do Ensino Fundamental II e 1.416 do Ensino Médio, com atendimento especifico por meio da Pedagogia da Alternância.

Atendimento às escolas do campo com organização multissérie
Conjunto de ações financiadas com recurso oriundo do Convênio FNDE nº 703377/2010:

• Formação continuada de profissionais que atuam nas escolas do campo/multisseriadas
    Formação de 240 horas para professores-multiplicadores – técnicos municipais, desenvolvida em parceria com as universidades públicas, com intuito de fortalecer o processo de organização do trabalho pedagógico das escolas do campo/ multisseriadas;
  • Construção das Diretrizes Curriculares para as Classes Multisseriadas
    Documento base orientador da prática pedagógica dos profissionais que atuam em escolas/ classes organizadas em multissérie, traduzindo as questões pedagógicas inerentes ao processo formativo dos educandos/as e educadores/as, numa perspectiva de nortear e fortalecer as práticas desenvolvidas e principalmente reconhecer a especificidade dessa organização de ensino, avançando principalmente no papel do educador para além da condição de mero observador no processo de ensino e de aprendizagem.
  • Acompanhamento e monitoramento do processo de atendimento às escolas do Campo/multisseriadas.
    Ação de apoio às equipes municipais de educação com intuito de identificar os avanços, necessidades e impactos no processo de ensino – aprendizagem, com orientações para superar os fatores dificultadores identificados na execução das ações.

Dialogo com a sociedade civil organizada e parceria
Ações/atividades que fortalece o dialogo com diferentes movimentos sociais e sindicais do campo e entidades, visando a ampliação das discussões e debates; bem como aprofundamento de questões inerentes ao processo de construção da política estadual da educação do campo. Dentre as entidades parceiras, destaca-se o Fórum Estadual da Educação do Campo, o MOC- Movimento de Organização Comunitária, REFAISA, AECOFABA, etc.