Saúde Ocular

A visão desempenha papel fundamental no desenvolvimento físico e psicossocial do educando (criança/adolescente/jovens e adultos) por isso, a triagem oftalmológica com diagnóstico precoce de alterações visuais é de extrema importância. A deficiência visual é uma questão de saúde pública responsável pela evasão escolar de 22,9% dos estudantes de ensino fundamental no Brasil, conforme levantamento do Programa Alfabetização Solidária.

Os problemas visuais podem gerar desatenção, sonolência, dor de cabeça, alterações no estado emocional e psicológico da criança/adolescentes/jovens/ adultos, desinteresse, e, em algumas situações seguidas de indisciplina. Essa limitação visual geralmente é evidenciada nas atividades de sala de aula, através de alguns sintomas de deficiência visual que podem ser observados pelo olhar diferenciado do professor. Entre eles destacam-se: apresentar desatenção anormal durante o trabalho no quadro negro; piscar excessivamente, em especial durante a leitura; pender a cabeça para um dos lados durante a leitura; ser capaz de ler apenas durante período curto de tempo, conforme destacado por alguns autores.

Assim, a triagem oftalmológica, procedimento de fácil execução e confiabilidade, deve fazer parte do cotidiano escolar, uma vez que, permite o diagnóstico precoce e, consequentemente, a possibilidade da correção adequada através de atendimento oftalmológico.  Neste contexto, disponibilizamos a tabela optométrica   para   que a unidade escolar proceda o Teste de Snellen - que tem por objetivo avaliar a acuidade visual das crianças, adolescentes, jovens e adultos no contexto escolar.