Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Orientações Curriculares Estaduais
Orientações Curriculares Estaduais
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, através da SUPED, Diretoria de Currículos e Inovações Pedagógicas considerando a importância de subsidiar as ações de currículo das escolas da Rede Estadual, disponibiliza orientações curriculares, para a educação básica.
As Orientações Curriculares e Subsídios Didáticos para organização do Trabalho Pedagógico no Ensino Fundamental de Nove Anos (2013), é o documento de referência da Secretaria da Educação para auxiliar as unidades escolares de ensino fundamental da rede estadual, na estruturação de seus currículos. Este documento se propõe, também, contribuir como orientação curricular para as redes municipais, sobretudo as que ainda não constituíram seus sistemas de ensino.
A discussão coletiva deste documento foi oportunizado para os professores do ensino fundamental da rede estadual, através da orientação de estudo, proposta pela SUPED para as Atividades Complementares durante o ano letivo de 2015. Compreendemos que este documento deverá passar por reformulações, considerando as novas definições nacionais da política educacional, a exemplo da definição da Base Nacional Comum Curricular- BNCC.
Para o Ensino Médio, foram construídas e estão sendo implementadas, as Orientações Curriculares do Ensino Médio. As OCEM passaram por consulta pública, foram discutidas com os professores da rede e todas as contribuições foram sistematizadas no documento final. As OCEM foram apresentadas no Portal da SEC e utilizadas pelas escolas e professores já na Jornada Pedagógica de 2016.
Este documento, construído em parceria com diversos sujeitos envolvidos no processo de formação dos estudantes baianos, pretende ser uma referência para os currículos escolares do Ensino Médio da rede estadual da Bahia numa perspectiva que busca favorecer o diálogo entre a educação científica, humanística e integral por meio da valorização da cultura, do aprimoramento da relação teoria e prática, da criação de metodologias criativas e transformadoras e da utilização de novas tecnologias.
Os documentos das OCEM estão estruturados em duas partes. Na parte inicial, estão dispostos elementos do contexto nacional e baiano, e os fundamentos teóricos e metodológicos que dão suporte à proposta. Na segunda parte, apresenta-se uma proposta curricular por área de conhecimento, constando a descrição das competências e habilidades a serem desenvolvidas e as orientações metodológicas sustentadas nos princípios da contextualização e da interdisciplinaridade, visando apoiar as práticas docentes.
Notícias Relacionadas
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
I Festival da Unegro de Música e Dança Zumbi e Dandara celebra a Consciência Negra em Salvador
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
SEC participa de seminário internacional da FGV sobre Educação e Sustentabilidade
-
Estudantes da rede estadual de Pojuca lançam livro de poemas sobre valorização da identidade do povo negro
-
PIBID divulga relação de projetos selecionados e inicia inscrições
-
Coordenadores pedagógicos conhecem estrutura da gestão pública e possibilidades de desenvolvimento na carreira