Ciência na Escola

O Programa Ciência na Escola é uma ação estruturante da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira que visa fortalecer o processo de Educação Científica para professores e estudantes da Educação Básica, em especial do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

A intenção é favorecer a construção de uma escola produtora de conhecimento educacional e socialmente referenciada, que se debruce sobre a realidade ambiental da Bahia e sobre a consolidação dos saberes das ciências naturais e do saber cartográfico, à luz da história e cultura de nosso Estado.
Para atendimento da sua perspectiva formativa, o Ciência na Escola atua em duas frentes de trabalho: promove a formação do professor sobre sua própria prática, como vetor de transformação e aprimoramento da ação docente, e, fomenta a construção de projetos de investigação conduzidos por estudantes da Educação Básica, sob orientação de seus professores.

A missão do Ciência na Escola é promover a Educação Científica por meio de uma tecnologia educacional própria que possibilita a formação do estudante crítico, criativo, autônomo e capaz de protagonizar o seu processo de aprendizagem, em situações de contextos, com vistas à transformação social da realidade em que se encontra inserido, e o objetivo geral é Promover a Educação Científica para professores e estudantes das escolas públicas estaduais da Bahia.

Para a concretização da sua missão, diversas ações são empreendidas, dentre elas, a Feira de Ciências da Bahia e a Feira Baiana de Matemática.