Hortas Escolares

O Projeto Hortas Escolares: plantar, cuidar e cuidar-se abre caminhos para a implantação de hortas nas unidades escolares como uma das estratégias para fortalecer a inclusão da Educação Ambiental de forma transversal, no Projeto Político Pedagógico, tendo em vista que, a proposta tem um viés socioambiental - integrar sociedade e meio ambiente de forma sustentável - e a mesma, pode e deve se somar a outras ações, atitudes e hábitos a serem cultivados na vivência escolar.

A escola é um espaço de convivência social, em que os educadores precisam trabalhar conteúdos que favoreçam a promoção à saúde dos estudantes, desempenhar um papel fundamental na construção de hábitos alimentares saudáveis. Promover reflexões locais sobre a segurança alimentar e nutricional, passando por noções de soberania alimentar, o significado político do alimento e a consciência do ato de produzir/plantar/colher/alimentar-se, contribuir para tomadas de decisões e enfrentamentos ao atual sistema alimentar industrializado, globalizado e padronizado. A implantação das hortas escolares, podem atender a outros formatos de plantio como: viveiros de plantas, pomares, cultivo de plantas medicinais ou PAIS Produção Agroecológica Integrada e Sustentável, permitem a diversificação curricular, servindo como laboratório vivo para a comunidade escolar, unindo teoria e prática e permitindo trabalhar, pedagogicamente, conteúdos conceituais, procedimentais que despertam reflexões críticas e mudanças de atitudes em relação a maneira de se alimentar.

As Hortas escolares, são instituídas no ambiente escolar, construída em seus diversos espaços disponíveis, em geral sob a orientação de um/a professor/a, são utilizadas para fins educativos e alimentares, aproximando as unidades escolares do conceito de Escola Sustentável, em que os estudantes e professores fomentem ações conjuntas que considerem o local em que se encontram, um locus de desafios e possibilidades de aprendizagens significativas. Buscando respostas nos saberes científicos sem deixar de valorizar a cultura tradicional local.

Fomentem esse processo nas escolas.
Vamos Plantar, Cuidar e Cuidar-se
Agora, é com vocês!

Panorama Hortas Escolares na Rede Estadual
Visando mapear as hortas escolares e tecer estratégias de sustentabilidade, a Secretaria da Educação do Estado, por meio da Coordenação Executiva de Projetos Estratégicos da Educação/Coordenação de Educação Ambiental e Saúde, realiza o mapeando das hortas implantadas nas unidades escolares da rede estadual de ensino. Para isto, disponibilizará, no segundo semestre, o formulário Mapeamento hortas escolares – Plantar, cuidar e cuidar-se.

>>Unidades Escolares contempladas