O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) tem como principal objetivo avaliar a Educação Básica brasileira, oferecer informações que possibilitem melhor compreensão dos fatores que influenciam o desempenho dos estudantes nas disciplinas e anos avaliados e contribuir para a melhoria da qualidade dos sistemas de ensino e para a universalização do acesso à escola. Os dados produzidos pelo Inep oferecem subsídios para a formulação, reformulação e o monitoramento das políticas públicas voltadas para a Educação Básica.
O Saeb é composto por três avaliações externas em larga escala:
• Avaliação Nacional da Educação Básica – Aneb: aplicada para estudantes das redes públicas e privadas do país, em áreas urbanas e rurais, matriculados na 4ª série/5ºano e 8ªsérie/9ºano do Ensino Fundamental e no 3º ano do Ensino Médio. Por ser realizada de maneira amostral, não divulga resultados por escola e por municípios. Seus resultados são apresentados para o país como um todo, para as regiões geográficas e unidades da federação.
• Avaliação Nacional do Rendimento Escolar - Anresc (também denominada "Prova Brasil"): é uma avaliação censitária para os estudantes da 4ª série/5ºano e 8ªsérie/9ºano do Ensino Fundamental regular das escolas públicas das redes municipais, estaduais e federal. Participam desta avaliação as escolas que possuem, no mínimo, 20 alunos matriculados nas séries/anos avaliados, e os resultados são disponibilizados por escola e por ente federativo.
• A Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA: é uma avaliação censitária para os estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas regulares, com o objetivo principal de avaliar os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa, alfabetização Matemática e condições de oferta do Ciclo de Alfabetização das redes públicas.
A Aneb e a Anresc/Prova Brasil são realizadas bianualmente. A ANA, que inicialmente era realizada anualmente, passou a ser também bianual.
Os resultados dessas avaliações são disponibilizados sempre nos anos seguintes ao ano da aplicação e podem ser acessados no portal do Inep.
O último resultado da Prova Brasil 2013(Anresc), disponibilizado em 2014 pelo Inep, apresentou além das médias de proficiência das escolas, indicadores contextuais, construídos a partir dos dados os dados de dois indicadores: o Indicador de Nível Socioeconômico e o Indicador de Formação Docente.
A partir desses novos indicadores evita-se a comparação ou ranqueamento entre escolas com contexto divergentes.
De posse das informações relativas aos resultados da escola, a equipe escolar poderá verificar o percentual de alunos posicionados em cada nível das escalas de proficiência de Língua Portuguesa (Leitura) e Matemática e analisar pedagogicamente os resultados, com base na descrição das habilidades referentes a esses níveis descritos em cada escala. As escalas possuem um número de níveis que compreendem um conjunto de habilidades. Esse conjunto de habilidade ajudam a entender os desafios necessários para garantir o direito de cada estudante aprender o que é essencial a cada etapa de ensino.
É preciso que as escolas analisem as ações que estão implementando e que ajudam a melhorar o desempenho dos estudantes e o que ainda é preciso ser feito para potencializar o processo de ensino e de aprendizagem, considerando os dados revelados nos resultados da sua escola.
Nos boletins é possível ver o percentual de alunos que participaram da avaliação, a distribuição Percentual dos Alunos por Nível de Proficiência em cada disciplina avaliada, por escola, por município, por estado e no Brasil. Há um comparativo desses percentuais por nível de proficiência entre a escola avaliada e escolas similares. Por último, o boletim apresenta a média da escola, do município e do estado a que ela pertence e do Brasil e a média de escolas com características similares.