Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Gestar na Escola
Gestar na Escola
O Programa Gestão da Aprendizagem Escolar (Gestar) foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) com o objetivo de promover a formação dos professores de Língua Portuguesa e de Matemática com vistas a fortalecer o ensino e a aprendizagem destas disciplinas nos ensinos fundamental I e II. A Secretaria da Educação do Estado da Bahia parte da proposta base do MEC e implementa, em sua rede, o atual modelo operacional – o GESTAR na ESCOLA – cuja estrutura organizacional traz em seu bojo o princípio das ações colaborativas em prol da elevação do desempenho dos estudantes. Nessa perspectiva, o Projeto integra o currículo da educação básica e atende com foco na aprendizagem do estudante.
Por meio de um trabalho colaborativo e articulado com os profissionais da unidade de ensino durante todo o ano letivo, estabelece-se um diálogo com o Projeto Político-Pedagógico da instituição e se promove a parceria com o PDE. O Projeto representa ação de fortalecimento da educação pública destacando-se: a valorização dos profissionais da educação, o combate à repetição e ao abandono escolar e à inovação e diversificação dos currículos escolares. Propõe-se empreender um trabalho cuja concepção de ensino e de aprendizagem foca o desenvolvimento de competências e habilidades, de modo que o percurso de trabalho do educador considera o planejamento, a execução e a avaliação situados na dimensão da escola para assistir, precisamente os alunos.
A prática docente é o foco da formação, que traz, em seu planejamento, a sala de aula como objeto das ações pedagógicas propostas diretamente ao professor. A metodologia conta com encontros presenciais regulares com os professores, de modo que, a partir da formação, propõe-se a utilização de um plano referencial de curso, por meio do qual se desdobram ações pedagógicas envolvendo os estudantes com recursos dirigidos a cada ano/série, numa dinâmica que perpassa a produção de material didático, sequências didáticas, socialização de experiências vivenciadas na prática docente, uso de novos aplicativos tecnológicos, acompanhamento do processo pedagógico in locco e aplicação da avaliação unificada para todos os alunos.
Os programas de ensino são, portanto, adequados a cada realidade escolar, mediante discussão pelos grupos nos diversos espaços de formação docente, como no ambiente de Atividade Complementar – AC. Os materiais didáticos, a exemplo das apostilas de revisão, simulados, atividades extraclasse estudantil e a referida avaliação, são disponibilizados aos estudantes e integram o acervo do professor como apoio para a organização de seu trabalho em sala de aula. Seus conteúdos, previstos nos programas de curso, investem no desenvolvimento de competências e habilidades compreendendo o sujeito nas dimensões afetiva, pessoal e social.
Ao situar historicamente o programa, destacamos o registro de atendimento em 190 municípios da Bahia, com parceria em 654 escolas estaduais, beneficiando aproximada mente 221 mil estudantes.
Notícias Relacionadas
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
I Festival da Unegro de Música e Dança Zumbi e Dandara celebra a Consciência Negra em Salvador
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
SEC participa de seminário internacional da FGV sobre Educação e Sustentabilidade
-
Estudantes da rede estadual de Pojuca lançam livro de poemas sobre valorização da identidade do povo negro
-
PIBID divulga relação de projetos selecionados e inicia inscrições
-
Coordenadores pedagógicos conhecem estrutura da gestão pública e possibilidades de desenvolvimento na carreira