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Gestar na Escola
Gestar na Escola
O Programa Gestão da Aprendizagem Escolar (Gestar) foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) com o objetivo de promover a formação dos professores de Língua Portuguesa e de Matemática com vistas a fortalecer o ensino e a aprendizagem destas disciplinas nos ensinos fundamental I e II. A Secretaria da Educação do Estado da Bahia parte da proposta base do MEC e implementa, em sua rede, o atual modelo operacional – o GESTAR na ESCOLA – cuja estrutura organizacional traz em seu bojo o princípio das ações colaborativas em prol da elevação do desempenho dos estudantes. Nessa perspectiva, o Projeto integra o currículo da educação básica e atende com foco na aprendizagem do estudante.
Por meio de um trabalho colaborativo e articulado com os profissionais da unidade de ensino durante todo o ano letivo, estabelece-se um diálogo com o Projeto Político-Pedagógico da instituição e se promove a parceria com o PDE. O Projeto representa ação de fortalecimento da educação pública destacando-se: a valorização dos profissionais da educação, o combate à repetição e ao abandono escolar e à inovação e diversificação dos currículos escolares. Propõe-se empreender um trabalho cuja concepção de ensino e de aprendizagem foca o desenvolvimento de competências e habilidades, de modo que o percurso de trabalho do educador considera o planejamento, a execução e a avaliação situados na dimensão da escola para assistir, precisamente os alunos.
A prática docente é o foco da formação, que traz, em seu planejamento, a sala de aula como objeto das ações pedagógicas propostas diretamente ao professor. A metodologia conta com encontros presenciais regulares com os professores, de modo que, a partir da formação, propõe-se a utilização de um plano referencial de curso, por meio do qual se desdobram ações pedagógicas envolvendo os estudantes com recursos dirigidos a cada ano/série, numa dinâmica que perpassa a produção de material didático, sequências didáticas, socialização de experiências vivenciadas na prática docente, uso de novos aplicativos tecnológicos, acompanhamento do processo pedagógico in locco e aplicação da avaliação unificada para todos os alunos.
Os programas de ensino são, portanto, adequados a cada realidade escolar, mediante discussão pelos grupos nos diversos espaços de formação docente, como no ambiente de Atividade Complementar – AC. Os materiais didáticos, a exemplo das apostilas de revisão, simulados, atividades extraclasse estudantil e a referida avaliação, são disponibilizados aos estudantes e integram o acervo do professor como apoio para a organização de seu trabalho em sala de aula. Seus conteúdos, previstos nos programas de curso, investem no desenvolvimento de competências e habilidades compreendendo o sujeito nas dimensões afetiva, pessoal e social.
Ao situar historicamente o programa, destacamos o registro de atendimento em 190 municípios da Bahia, com parceria em 654 escolas estaduais, beneficiando aproximada mente 221 mil estudantes.
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