Juventude em Ação – Agenda 21

O Projeto estruturante Juventudes em Ação (JA) - construindo a Agenda 21 nas escolas visa fomentar as discussões sobre as questões socioambientais e fortalecer a Educação Ambiental no currículo das unidades escolares de forma contínua e transversal, principalmente, por meio da formação de Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida, as COM-VIDA, e a implementação da Agenda 21 Escolar.

Com uma metodologia de caráter participativo, cooperativo, emancipatório, crítico e democrático, o projeto é realizado transversalmente, visando alcançar objetivos comuns, pautados nos princípios da interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e da complexidade sistêmica – considerando as múltiplas interações entre os meios natural e social, de forma dinâmica e integrada.

Estendendo-se ao entorno da escola, em um convite à consolidação de reflexões e ações com vistas à construção de uma sociedade mais justa e sustentável, tendo como ponto de partida uma escola sustentável, o projeto deve articular os três eixos - Currículo, Espaço Físico e GestãoEscolar -, estabelecendo uma ponte de governança com o território onde a unidade escolar está inserida. Ademais, por meio do Projeto JA é possível trabalhar, pedagogicamente, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), tendo em vista a consolidação das metas estabelecidas pela Agenda 2030.

Vamos “movimentar” as juventudes e contribuir para enfrentamento das desigualdades sociais e desafios socioambientais existentes no território, no Estado e no Brasil.

Formação da COM-VIDA

Identifique na unidade escolar pessoas - estudantes, professores, gestores, pais e/ou funcionários - que se interessem pelas questões socioambientais de forma a constituir um coletivo – a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDA) na escola.

Este coletivo deve mobilizar a comunidade escolar se integrando e dialogando com outras representações como: Líderes de Classe, Grêmio Estudantil, além das associações locais para identificação dos problemas socioambientais locais e a realização das diversas missões do Projeto JA. É interessante que os membros da COM-VIDA sejam reconhecidos pelo seu empenho e atuação, uma das formas é a certificação.