Apresentação

Apresentação

A Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente é um processo dinâmico de diálogos e encontros voltados para o fortalecimento da cidadania ambiental nas escolas e comunidades a partir de uma educação crítica, participativa, democrática e transformadora. Os estudantes pesquisam, dialogam e refletem sobre as questões socioambientais, elaboram um projeto de ação com o objetivo de transformar a realidade e escolhem seus representantes para levar adiante as ideias acordadas entre todos.

 

Calendário: IV CEIJMA
Etapas Prazo
Conferência na escola até 21 de outubro de 2022
Conferência municipal até 11 de novembro de 2022
Conferência territorial até 25 de novembro de 2022
Conferência estadual 06 a 09 de dezembro de 2022

 

O Tema Central da IV Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, em 2022, é “A Educação Ambiental como Promotora da Cidadania nos Territórios da Bahia”, considerando prioritariamente os subtemas: água, saúde, mudanças climáticas e segurança alimentar e nutricional, à luz das injustiças socioambientais. Nesta Conferência, os estudantes se encontram para ouvir, falar e divulgar suas ideias e ações, contribuindo para a construção de um futuro sustentável para suas escolas, comunidades, municípios, territórios, para a Bahia, o Brasil e o Planeta.

Para elaborar os projetos dos(as) estudantes é necessário que haja um trabalho interdisciplinar em sala de aula, sendo realizadas algumas tarefas como: a contextualização do Tema Central e dos seus subtemas pelo(a) professor(a), a pesquisa e a identificação dos problemas socioambientais encontrados na comunidade, no município, no território e/ou no estado. A partir desta pesquisa realizada, o(a) estudante poderá definir o problema a ser abordado no seu projeto.

Os objetivos da Conferência Infantojuvenil são: Promover a cultura da atitude responsável e comprometida da comunidade escolar com as questões socioambientais, locais e globais, com ênfase na participação social e nos processos de melhoria da relação ensino e aprendizagem; Contribuir para a promoção de um processo permanente de educação ambiental nas unidades escolares, em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental e a Resolução nº 11/2017 do Conselho Estadual de Educação – CEE, que dispõe sobre a Educação Ambiental no Sistema Estadual de Ensino da Bahia, a Política Estadual de Educação Ambiental (Lei n°12.056/2011) e o Decreto Nº 19.083/2019 que a regulamenta e determina que a Secretaria da Educação deverá apoiar as unidades escolares estaduais visando o cumprimento dos objetivos da referida Política e o Plano Estadual de Convivência com o Semiárido (Decreto n° 21.347/2022) que apresenta o mapeamento dos macroproblemas e analisa o meio ambiente antrópico da região, considerando como indicadores: acesso à terra, saúde, educação, água, saneamento básico, agricultura familiar, produção agrícola e produção pecuária; Fomentar a participação da comunidade escolar na construção de políticas públicas de educação, de meio ambiente e de saneamento; Promover a participação da comunidade escolar no diálogo das questões relacionadas à Educação Ambiental como promotora da cidadania nos territórios da Bahia, dialogando com os subtemas considerados pilares desta edição: água, saúde, alterações climáticas e segurança alimentar e nutricional; Apoiar as unidades escolares na transição para a Sustentabilidade e na promoção de ações sustentáveis, contribuindo para que se constituam em Espaços Educadores Sustentáveis, a partir da articulação de três eixos: Gestão, Currículo e Espaço Físico; Estimular a inclusão de propostas de Sustentabilidade Socioambiental no Projeto Político Pedagógico, a partir da Gestão, do Currículo e do Espaço Físico;  Incentivar a criação e o fortalecimento das Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDA), nas unidades escolares, como espaços de debates e de ações em relação às questões socioambientais; Contribuir para a Agenda 2030, visando a consecução dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, em especial os de n° 02 – “acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável”, de n° 03 – “assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades”, de nº 06 – “assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos”, de nº 13 – “adotar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos” e de nº 14 – “conservar e assegurar o uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável”; Fortalecer a participação da juventude baiana na implementação de políticas públicas que tratem das questões inerentes à água, saúde, alterações climáticas e segurança alimentar e nutricional de forma a incentivá-las a contribuir com a solução dos problemas socioambientais do Estado.

 

Agora, é com vocês!

Realizem as conferências nas escolas!

Participem do processo!

A Educação Ambiental como Promotora da Cidadania nos Territórios da Bahia

 

Comentários

Notícias Relacionadas