Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
SIGEDUC
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Apresentação
Apresentação
A Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente é um processo dinâmico de diálogos e encontros voltados para o fortalecimento da cidadania ambiental nas escolas e comunidades a partir de uma educação crítica, participativa, democrática e transformadora. Os estudantes pesquisam, dialogam e refletem sobre as questões socioambientais, elaboram um projeto de ação com o objetivo de transformar a realidade e escolhem seus representantes para levar adiante as ideias acordadas entre todos.
Calendário: IV CEIJMA | |
Etapas | Prazo |
Conferência na escola | até 21 de outubro de 2022 |
Conferência municipal | até 11 de novembro de 2022 |
Conferência territorial | até 25 de novembro de 2022 |
Conferência estadual | 06 a 09 de dezembro de 2022 |
O Tema Central da IV Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, em 2022, é “A Educação Ambiental como Promotora da Cidadania nos Territórios da Bahia”, considerando prioritariamente os subtemas: água, saúde, mudanças climáticas e segurança alimentar e nutricional, à luz das injustiças socioambientais. Nesta Conferência, os estudantes se encontram para ouvir, falar e divulgar suas ideias e ações, contribuindo para a construção de um futuro sustentável para suas escolas, comunidades, municípios, territórios, para a Bahia, o Brasil e o Planeta.
Para elaborar os projetos dos(as) estudantes é necessário que haja um trabalho interdisciplinar em sala de aula, sendo realizadas algumas tarefas como: a contextualização do Tema Central e dos seus subtemas pelo(a) professor(a), a pesquisa e a identificação dos problemas socioambientais encontrados na comunidade, no município, no território e/ou no estado. A partir desta pesquisa realizada, o(a) estudante poderá definir o problema a ser abordado no seu projeto.
Os objetivos da Conferência Infantojuvenil são: Promover a cultura da atitude responsável e comprometida da comunidade escolar com as questões socioambientais, locais e globais, com ênfase na participação social e nos processos de melhoria da relação ensino e aprendizagem; Contribuir para a promoção de um processo permanente de educação ambiental nas unidades escolares, em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental e a Resolução nº 11/2017 do Conselho Estadual de Educação – CEE, que dispõe sobre a Educação Ambiental no Sistema Estadual de Ensino da Bahia, a Política Estadual de Educação Ambiental (Lei n°12.056/2011) e o Decreto Nº 19.083/2019 que a regulamenta e determina que a Secretaria da Educação deverá apoiar as unidades escolares estaduais visando o cumprimento dos objetivos da referida Política e o Plano Estadual de Convivência com o Semiárido (Decreto n° 21.347/2022) que apresenta o mapeamento dos macroproblemas e analisa o meio ambiente antrópico da região, considerando como indicadores: acesso à terra, saúde, educação, água, saneamento básico, agricultura familiar, produção agrícola e produção pecuária; Fomentar a participação da comunidade escolar na construção de políticas públicas de educação, de meio ambiente e de saneamento; Promover a participação da comunidade escolar no diálogo das questões relacionadas à Educação Ambiental como promotora da cidadania nos territórios da Bahia, dialogando com os subtemas considerados pilares desta edição: água, saúde, alterações climáticas e segurança alimentar e nutricional; Apoiar as unidades escolares na transição para a Sustentabilidade e na promoção de ações sustentáveis, contribuindo para que se constituam em Espaços Educadores Sustentáveis, a partir da articulação de três eixos: Gestão, Currículo e Espaço Físico; Estimular a inclusão de propostas de Sustentabilidade Socioambiental no Projeto Político Pedagógico, a partir da Gestão, do Currículo e do Espaço Físico; Incentivar a criação e o fortalecimento das Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDA), nas unidades escolares, como espaços de debates e de ações em relação às questões socioambientais; Contribuir para a Agenda 2030, visando a consecução dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, em especial os de n° 02 – “acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável”, de n° 03 – “assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades”, de nº 06 – “assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos”, de nº 13 – “adotar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos” e de nº 14 – “conservar e assegurar o uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável”; Fortalecer a participação da juventude baiana na implementação de políticas públicas que tratem das questões inerentes à água, saúde, alterações climáticas e segurança alimentar e nutricional de forma a incentivá-las a contribuir com a solução dos problemas socioambientais do Estado.
Agora, é com vocês!
Realizem as conferências nas escolas!
Participem do processo!
A Educação Ambiental como Promotora da Cidadania nos Territórios da Bahia
Notícias Relacionadas
-
Governo do Estado inaugura obras de educação, saúde e segurança em Fátima
-
Aviso de pauta | Em Fátima, neste domingo (5), Jerônimo inaugura Escola em Tempo Integral
-
Governo do Estado autoriza ampliação de colégio quilombola em Campo Formoso
-
Secretaria da Educação do dialoga com comunidade escolar do Semiárido Baiano
-
SEC divulga resultado final de seleção interna para professor do PRONATEC
-
SEC divulga resultado final de seleção interna para professor do PRONATEC
-
Festival conecta tecnologias modernas e conhecimentos ancestrais
Comentários