Desenvolvimento socioeconômico ambiental e territorialidade

Desenvolvimento socioeconômico ambiental e territorialidade

O Estado investe na formação profissional de jovens e trabalhadores para que beneficiem e atendam o desenvolvimento socioeconômico e ambiental da Bahia e tenham uma inserção social e cidadã no mundo do trabalho. A perspectiva é a de que os futuros técnicos contribuam para o desenvolvimento da Bahia, marcado, por exemplo, por grandes empreendimentos, como o Porto Sul, Ferrovia de Integração Oeste-Leste e Copa do Mundo 2014.

A oferta de cursos ocorre de acordo com as necessidades por qualificação e formação profissional nos Territórios de Identidade. A territorialização da Educação Profissional é uma estratégia de interiorização e inclusão dos estudantes e trabalhadores e faz parte da política de divisão territorial do Estado e do atendimento às demandas do Plano Plurianual Participativo.

A expansão por territórios é baseada na criação de Centros Territoriais de Educação Profissional. Com essa estratégia, os jovens e trabalhadores são preparados para trabalhar em seus municípios, em seus territórios, não precisando mais migrar em busca de oportunidades em outras regiões. Em 2007, a oferta de Educação Profissional chegava apenas a 14 Territórios de Identidade. Em 2011 já contempla todos os 27 Territórios de Identidade da Bahia.

Notícias Relacionadas