Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Formação inicial e continuada
Formação inicial e continuada
Na Bahia, a Secretaria da Educação do Estado, através da política “A Escola de Todos Nós”, vem empenhando-se para assegurar o que determina a legislação vigente, priorizando o investimento na formação inicial e continuada de professores indígenas no sentido de subsidiá-los na construção e fortalecimento desse novo paradigma, aproximando a prática pedagógica do professor dessa concepção de educação com característica multireferencial, assumindo o compromisso de melhorar a qualidade de educação oferecida aos povos indígenas da Bahia. Isto significa o direito das crianças, jovens e adultos indígenas cursarem os diversos níveis de ensino, em escolas devidamente instaladas, equipadas e serem orientados por professores qualificados para o ensino das diferentes áreas de conhecimento.
Nesta direção, como primeira frente de trabalho na implementação de um currículo diferenciado, a SEC vem , elaborando e executando programas e ações voltadas para a formação dos profissionais das escolas indígenas no sentido de garantir a formação profissional e o aperfeiçoamento da prática docente. A formação inicial e continuada visa promover a formação de professores indígenas como profissionais crítico-compreensivos e autores de pesquisa e ação pedagógica orientadas na perspectiva da educação escolar específica, diferenciada, intercultural e comunitária, considerando suas dimensões técnicas, socioculturais. Tem o caráter de formação em serviço, utilizando metodologia de alternância, envolvendo atividades presenciais e não presenciais desenvolvidas em módulos.
Os programas de formação têm como objetivos centrais:
- Contribuir para que o professor na prática dialógica entre os saberes de cada sociedade indígena e de outros povos índios e não-indios, orientem e mediem processos pedagógicos comprometidos com o respeito às diferenças individuais e coletivas e ao ambiente.
- Contribuir para que se efetive o projeto de autonomia dos povos indígenas, desenvolvendo novas estratégias educativas voltadas para sustentabilidade socioambiental e cultural a partir de seus processos históricos.
- Construir e implementar o currículo como um processo flexível e aberto, em constante reconstrução a partir da interação de professores e estudantes, referendado nas demandas das comunidades específicas e nos diálogos intra e interculturais.
- Subsidiar a formação autoral para produção de material didático que contemple a especificidade de educação escolar indígena.
- Criar condições favoráveis para que o professor assuma o papel de produtor e divulgador dos conhecimentos indígenas para a sociedade não indígena.
Destacamos algumas formações realizadas e em realização:
- Formação Continuada: Estratégias didáticas pedagógicas no processo de ensino aprendizagem das escolas indígenas.
- Oficinas para elaboração, revisão e implementação dos projetos políticos Pedagógicos das escolas indígenas do Território Etnoeducacional Yby Yara.
- Parceria no Curso de Licenciatura Intercultural de Educação Escolar Indígena LICEEI- (UNEB).
- Apoio à Licenciatura Intercultural – LINTER (IFBA).
Notícias Relacionadas
-
I Festival da Unegro de Música e Dança Zumbi e Dandara celebra a Consciência Negra em Salvador
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
SEC participa de seminário internacional da FGV sobre Educação e Sustentabilidade
-
Estudantes da rede estadual de Pojuca lançam livro de poemas sobre valorização da identidade do povo negro
-
PIBID divulga relação de projetos selecionados e inicia inscrições
-
Coordenadores pedagógicos conhecem estrutura da gestão pública e possibilidades de desenvolvimento na carreira
-
Profissionais da rede estadual participam de imersão sobre Educação Especial em Santo Antônio de Jesus