“Estequiometria no mundo das receitas” é tema do programa Conexões deste sábado

O Conexões – Estações do Saber, deste sábado (23), abordou o tema “Estequiometria no mundo das receitas”. Realizado pelos Complexos Integrados de Educação (CIEs) – unidades da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) –, o programa tratou um assunto relevante no universo da Química menos curricular e mais voltada ao cotidiano. A palestra ficou a cargo da professora Sônia Maria Mendonça, sob a mediação do coordenador de Articulação entre Educação Superior e Educação Básica para os CIEs, Robson Costa, apresentador do programa.

>> Assista aqui: https://bit.ly/3hCdodd

Professora há 28 anos, Sônia Maria Mendonça explicou que a escolha do tema foi devido à sua frequência na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e por ser considerado, por muitos, um assunto complicado. “O meu objetivo maior é poder ensinar de forma simples, associando a Estequiometria ao dia a dia do aluno e, com isso, fazê-lo se sentir capaz de acertar a questão da prova e, ao mesmo tempo, perceber que ele pode aplicar em práticas simples da vida”.

Robson Costa, apresentador do programa, reforçou sobre a importância de dialogar com os estudantes um tema que trabalha questões associadas, por exemplo, a receitas e dosagens de remédios. “Vivemos, hoje, em uma sociedade doente, acometida por várias pandemias. Este é um assunto muito importante, porque pode ser associado facilmente ao cotidiano, que é o objetivo da química atual: ser prática, estar presente no cotidiano dos estudantes, das suas experiências, como eles poderão aplicar esse conhecimento em sua vida e na sua comunidade, para transformar o mundo e ajudar as pessoas”.

Sobre os CIEs - Os Complexos Integrados de Educação funcionam em Porto Seguro, Itamaraju e Itabuna, em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), e em Ipiaú, Eunápolis e Caetité, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Os CIEs têm buscado planejar, executar e avaliar um conjunto de ações inovadoras em conteúdo, método e gestão, direcionadas à melhoria da oferta e da qualidade do Ensino Médio, na proposta de ensino integral.