565 escolas estaduais na Bahia serão beneficiadas com recursos do PDDE Novo Ensino Médio

O total de 565 unidades escolares da rede estadual de ensino receberão, a partir do próximo ano, recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Novo Ensino Médio e que serão utilizados na implementação do Novo Ensino Médio. Essas escolas foram selecionadas pela Secretaria da Educação do Estado e receberão um valor fixo de R$ 20 mil e mais uma variável de R$ 170 per capita por estudante regularmente matriculado.

O superintendente de Políticas para a Educação Básica, Ney Jorge Campello, falou da importância da iniciativa. “O objetivo desse programa é elaborar e executar um plano de novos currículos a partir da Base Nacional Comum Curricular que foi recentemente homologada, além de apoiar os estados no sentido de que a implementação de novos currículos e novas arquiteturas curriculares possam se dar com maior êxito e celeridade. É uma grande vitória poder ter quase metade da rede aderida a esse programa que vai recepcionar recursos para as escolas do Ensino Médio, incluindo as situadas no campo, nas aldeias indígenas e nos quilombos”, destacou.

Sobre o valor destinado para cada escola, Ney Campelo frisou que “é um apoio financeiro importante para as escolas, e ainda tem o valor adicional de 10% nas unidades escolares que tiverem índices de indicadores sociais baixos e para as modalidades de ensino de educação escolar indígena, quilombola e do campo que tenham menos de 130 estudantes do Ensino Médio matriculados”.

O superintende também informou de que forma esses recursos poderão ser aplicados. “Estes recursos repassados podem ser utilizados para a aquisição de material permanente e de consumo, por exemplo, para readequação e reparo de infraestrutura, carteiras, reformas de prédios, avaliação de aprendizagem, aplicação de projetos de avaliação e outros de formação que tem alinhamento com a proposta curricular dessa nova Base Nacional Comum, seja com a implementação de projetos pedagógicos e de atividades educacionais que visam a flexibilização curricular, uma adequação, aquilo que a gente chama de contexto territorial, de identidades locais”, explicou.

“É um recurso bem-vindo e que pode apoiar o processo de implementação do Novo Currículo, assim como tivemos agora pelo Estado o encaminhamento pelo Conselho Estadual de Educação do Novo Currículo de Referência para o Ensino Fundamental e Educação Infantil. Então, agora vamos recepcionar recursos para a metade da rede, ajudando a essas unidades escolares na implementação de currículos mais criativos, flexíveis e antenados com as expectativas dos estudantes do século XXI”, finalizou o superintendente.