Abaré recebe nova escola e mais de R$46 milhões em obras do Governo do Estado

Fotos: Claudionor Jr.
Educação, infraestrutura e desenvolvimento rural. Estas foram as áreas contempladas por entregas realizadas neste sábado (15), pelo governador Jerônimo Rodrigues em Abaré, no norte baiano. O pacote de ações ultrapassa os R$ 46 milhões. Foi inaugurada a nova sede do Colégio de Tempo Integral Professora Maria do Socorro Gomes Possidônio, com entrega de um ônibus escolar rural.

“Hoje realizei entregas importantes, dentre todas elas, uma escola de tempo integral, de quase R$30 milhões, para essa região em que a gente precisa fortalecer muito a educação em tempo integral, a educação profissional. A outra é uma estrada de quase R$20 milhões vai conectar a sede aos distritos buscando, inclusive, a participação da economia no sentido de dizer que é por essa estrada que passa uma viatura, uma ambulância, um caminhão carregado, um ônibus de estudantes”, enfatizou o governador Jerônimo Rodrigues.

Com o aporte financeiro de R$ 25,5 milhões, a obra contou com a construção e aquisição de equipamentos, como 12 salas de aula, biblioteca, laboratórios, teatro, restaurante estudantil, quadra poliesportiva coberta, piscina semiolímpica, vestiários e campo de futebol society com pista de atletismo. O novo colégio tem infraestrutura adequada para o processo de aprendizagem, como explica a secretária da Educação em exercício, Rowenna Brito.

“Eu falo muito mais do investimento na estrutura física para atender a vida das pessoas, isso aqui é mais do que um prédio físico. Isso aqui é dar conta da vida dos nossos estudantes, porque investir em educação é investir na qualidade de vida das pessoas é investir na garantia dos direitos dos nossos estudantes”, pontua Rowenna.

A 44ª unidade de ensino da rede pública estadual entregue nesta gest
Fotos: Claudionor Jr.
ão tem capacidade para atender cerca de 600 alunos nos três turnos. Além do currículo convencional, também é oferecida a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Para Emilly da Conceição, a estrutura do novo colégio vai contribuir para a escolha da futura profissão. A estudante quer prestar vestibular para Medicina. “É uma oportunidade, estudar em uma escola de boa qualidade, para dar um futuro melhor para nós. É muito bom para ara a pessoa desenvolver seus estudos e daqui para frente fazer uma faculdade”, vislumbra a aluna.

Os estudantes que residem em localidades mais afastadas serão atendidos por um novo ônibus escolar rural, com capacidade para 29 pessoas. A aquisição do veículo contou com recursos da ordem de R$237 mil, para proporcionar um transporte mais seguro e eficiente para crianças e jovens.

O governador ainda autorizou a Secretaria da Educação a adotar providências para construir a nova Unidade Escolar de Tempo Integral na Aldeia do Povo Tuxi. Já a Sedur foi autorizada a adotar providências para pavimentar o entorno da Nova Sede do Colégio Estadual de Tempo Integral Professora Maria do Socorro Gomes Barbosa.

Infraestrutura

Como parte do programa de recuperação da malha viária baiana, o governador entregou a pavimentação asfáltica de 16 quilômetros, que vai do entroncamento da BR-116 até o distrito de Icozeira. A obra, realizada pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), vai facilitar a mobilidade dos quase 17,7 mil abareenses que trafegam pela região. O investimento foi superior a R$ 17,8 milhões.

O Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), entregou a pavimentação, em paralelepípedo, e a drenagem superficial de diversas ruas do distrito de Ibó e da sede de Abaré, melhorando o tráfego local. Com o valor de R$ 2,4 milhões, a intervenção contempla 2,7 quilômetros.

Desenvolvimento Rural

A agricultura familiar não poderia ficar de fora deste pacote de entregas. Com o orçamento de R$ 1 milhão, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) reformou a unidade de beneficiamento de derivados de frutas, na localidade Agrovila 19. Foram adquiridos máquinas e aparelhos para beneficiamento de frutas, como câmara fria, móveis, utensílios e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Serão atendidos 20 agricultores familiares.

Ciência e Tecnologia

O projeto Conecta Bahia, que tem o objetivo de promover a inclusão digital de cidadãos baianos, chegou a mais um município. A iniciativa, executada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), foi ativada em Abaré neste sábado. A partir de pontos de wi-fi gratuitos instalados nas praças da Avenida Edésio Tolentino, da Nova Orla Manoel Campos Fonseca, no distrito de Ibó, e praça São José, no distrito de Icozeira, é possível ter acesso a internet para solicitar serviços públicos, se comunicar e também para estudos e pesquisas. O sinal já está disponível em 181 municípios, com 378 pontos em funcionamento. O projeto tem investimento total de R$ 12,3 milhões.

Autorizações

Jerônimo ainda assinou autorização para a Seinfra iniciar o processo licitatório para recuperação do Aeródromo Jeová Gomes Correia, em Abaré; para a Sesab, o governador autorizou a adoção de providências para construir a Unidade Básica de Saúde na Agrovila 17.

Repórter: Anderson Oliveira/GOVBA