Agendamento para exames de certificação para ensinos fundamental e médio tem início terça-feira

Começa nesta terça-feira (01/04) novo agendamento para a realização dos exames de certificação para os ensinos fundamental e médio, por meio das Comissões Permanentes de Avaliação (CPA). Os exames serão realizados, exclusivamente, pelas comissões das unidades escolares da rede estadual autorizadas pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), conforme portaria nº 1.705/2014. Os candidatos interessados em se inscrever deverão realizar o agendamento por meio do Sistema CPA Online, que traz, também, as escolas ofertantes e documentos necessários para inscrição.

Confira o calendário e saiba mais sobre o CPA

Nos exames de certificação para os ensinos fundamental e médio, as avaliações incluirão os componentes curriculares de Língua Portuguesa com Redação, Matemática, História, Geografia, Ciências e Língua Estrangeira Moderna (Ensino Fundamental); Língua Portuguesa com Redação e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira Moderna, Matemática, História, Geografia, Sociologia, Filosofia, Química, Física, Biologia (Ensino Médio).

O candidato poderá realizar, mensalmente, três componentes curriculares, nos exames do ensino fundamental, e quatro nos exames de ensino médio, inclusive os alunos do curso regular, com reprovação no último ano dos referidos níveis. Os portadores de certificado de estudos realizados por, no mínimo, dois anos, em instituições legalmente constituídas, poderão solicitar a dispensa dos exames de certificação de Língua Estrangeira Moderna, fazendo a sua inclusão no histórico escolar.