Alimentação Escolar da rede estadual é referência internacional

A Alimentação Escolar é motivo de orgulho para a Bahia. O modelo aplicado se destaca mundialmente e serve de referência para outros países. Só entre os anos de 2012 e 2013, representantes de oito nações: Etiópia, Tanzânia, Mali, Malawi, Senegal, Haiti, Zâmbia, Costa do Marfim visitaram o estado para conhecer experiências em escolas da rede estadual, a exemplo do Colégio Estadual José de Freitas Mascarenhas, em Camaçari.

O diretor do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (PMA), Daniel Balaban, revela que a experiência baiana pode cooperar com países africanos. “A experiência da Bahia com alimentação escolar está ajudando a criar programas de combate à fome por todo o mundo. A Bahia pode cooperar mostrando sua experiência de combate à fome e à pobreza nos últimos anos e incentivar os países africanos não a copiar, mas a criar seus próprios programas”.

Para a diretora da unidade, Aidil Alves, a visita sinaliza que o Colégio está no caminho certo. “Sempre procuramos colocar o aluno como foco. Além do intercâmbio com a delegação estrangeira, possibilitou uma troca cultural, mexeu com a autoestima e a consciência crítica dos estudantes. Hoje, eles cobram mais, interferem no cardápio e dão sugestões”.

A estudante Rhaiany Cruz, 17 anos, 4º ano do curso técnico de Logística, no Colégio Estadual José de Freitas Mascarenhas, ressalta a preocupação da escola com a qualidade e a higiene dos alimentos servidos: “A merenda é de suma importância para qualquer escola. Muitos alunos, até por condição financeira, vêm estudar na escola também com essa motivação. E a preocupação do pessoal que prepara é visível. Elas usam touca, luva, avental. É tudo muito limpo, cuidadoso”.

Ampliação de recursos - Para assegurar uma alimentação escolar de qualidade para os estudantes, o Governo do Estado ampliou os gastos de R$ 27 milhões, em 2006, para R$ 66,8 milhões, em 2013. Além disso, reserva, no mínimo, 30% desse recurso para a compra de produtos da agricultura familiar, beneficiando, desse modo, cerca de 300 famílias que vivem dessa atividade, fortalecendo o desenvolvimento local sustentável e garantindo a qualidade dos alimentos que estarão na mesa do estudante.

Com ampliação dos recursos, o número de beneficiados aumentou e, com isso, a alimentação chega a todos os estudantes da rede estadual, incluindo ensino médio, escolas indígenas, quilombolas e de educação especial. O objetivo é contribuir para a aprendizagem e rendimento escolar do estudante, além de promover hábitos alimentares saudáveis.

Evento internacional - A alimentação escolar da rede estadual credenciou a Bahia a sediar, em 2013, a 15ª edição do Fórum Global de Nutrição Infantil. Realizado pela primeira vez no Brasil, em Costa do Sauípe, e organizado pela Fundação Global para a Nutrição Infantil (Global Child Nutrition Foundation), teve como tema “Alimentação Escolar, um Investimento Nacional: como alcançá-lo”. Participaram representantes de mais de 30 países.