Ano letivo estadual começa com 15 novas escolas

O ano letivo começa no dia 6 de fevereiro com 15 novas escolas construídas na rede estadual. O Governo da Bahia investiu mais de R$ 16 milhões na construção de 12 escolas na zona rural, beneficiando aldeias indígenas e comunidade quilombola, e mais três na zona urbana, nas sedes de Umburana, Quixabeira e, também, em Salvador, no bairro da Paz. Todas as unidades são dotadas de salas amplas, visando proporcionar aos estudantes um ambiente confortável e favorável ao aprendizado.

Em Salvador, o Governo da Bahia atende a uma reivindicação dos moradores do bairro da Paz e inaugura o Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos, na abertura do ano letivo. Depois de cinco anos funcionando em um espaço improvisado, a comunidade ganha uma nova escola com 12 salas de aula, biblioteca, laboratório de informática, de ciências, de vídeo e quadra poliesportiva. “Nossa escola está linda, parece uma universidade. Agora, todo mundo quer vir estudar aqui”, conta a professora Elísia Mélia Silva Santos, que é diretora da unidade, que atende a uma média de 1.500 alunos.

Representante dos pais no Colegiado Escolar, José Raimundo de Souza, que tem dois filhos estudando na unidade, diz que o novo prédio vem suprir uma carência da comunidade. “Foi uma grande evolução. A escola mudou da água para o vinho. É uma bênção de Deus para os alunos. Adorei o novo prédio. Agora, resta a nós, moradores, cuidarmos e zelarmos pelo que é nosso”, diz seu José Raimundo, que vive no bairro há 25 anos.

Escolas indígenas - As comunidades indígenas no Extremo Sul também comemoram as novas escolas. “Para nós, as novas escolas serão muito importantes. Os estudantes terão uma estrutura melhor para estudar, com boas salas, cantina e banheiros. Os estudantes gostam de estar em um prédio novo”, diz o cacique da aldeia de Corumbauzinho, Adailton Pereira, mais conhecido como Neném.

Só na região de Prado serão inauguradas quatro escolas: na Reserva Indígena Águas Belas, na aldeia indígena Tawa (na localidade de Veleiros), na aldeia de Corumbauzinho e também na aldeia Nova, próximo ao Parque Nacional Monte Pascoal. Os novos prédios vêm substituir unidades que funcionavam de forma improvisada e precária. Em Aldeia Nova, onde vive, aproximadamente, 60 famílias, a escola funcionava em um barracão erguido pela própria comunidade. Em Corumbauzinho, as aulas eram ministradas em um espaço improvisado dentro da igreja.

Escolas novas:

Quilombola