Aplicativo Escolado fortalece comunicação entre família e escola

Para possibilitar que a família acompanhe cada vez mais de perto a vida escolar de seus filhos e facilitar a vida dos estudantes, professores e gestores nas suas rotinas escolares, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) lançou, em 2019, o Aplicativo Escolado. A plataforma é simples, intuitiva e está disponível para download no Play Store. Inicialmente, oferta quatro módulos específicos para o acesso dos professores, diretores escolares, estudantes e familiares.

Com esta ferramenta, professores, gestores escolares, estudantes e familiares têm acesso a informações do dia a dia da escola na palma da mão, o que contribui para um cotidiano escolar com mais rapidez, eficiência e qualidade. “A proposta do app é contribuir para qualificar as políticas públicas educacionais e melhorar a aprendizagem dos estudantes”, afirmou o assessor de planejamento e gestão da Secretaria da Educação do Estado, Matteus Guimarães Martins.

O aplicativo se apresenta como uma solução integrada que visa fortalecer os elos de cada componente da comunidade escolar. Desta forma, o app facilita as atividades diárias dos professores e gestores, provendo informações sobre a educação e a comunicação entre a coordenação pedagógica e a família, bem como proporcionando os dados diários da vida escolar dos estudantes. Outra vantagem é a gestão da informação on-line pela SEC.

Pelo app, o professor pode lançar notas e frequência; acompanhar seus processos ativos na SEC; obter o histórico funcional e seus horários diários de aula por turma; e ter acesso aos conteúdos educacionais e informações sobre eventos, atividades e projetos. Os estudantes e as famílias, no caso, podem acessar nota, frequência, boletim e horário de aula. Já os gestores têm acesso a todas as informações do dia a dia da escola, obtendo maior controle dos processos, de modo a qualificar a gestão e facilitar a tomada de decisão.