Apresentações marcam Novembro Negro em Colégio Quilombola

Esta quinta-feira (24) foi de festa para os estudantes quilombolas matriculados no Colégio Estadual Eraldo Tinoco, localizado em Santiago do Iguape, distrito de Cachoeira (111 km Salvador). Com muita música e dança, os alunos celebraram a culminância do projeto Novembro Negro na escola, que é a primeira da Bahia a implantar as Diretrizes Curriculares da Educação Quilombola.

Fotos: Divulgação
A unidade escolar atende estudantes das comunidades quilombolas de Santiago do Iguape, Dendê, Kaonge, Calembá, Engenho da Ponte, São Francisco de Paraguaçu, Opalma, Caimbongo, Engenho da Praia e Campina. Além dos conteúdos das disciplinas do currículo comum, os 180 estudantes matriculados estudam sobre saberes tradicionais através do resgate da história e da cultura quilombola.

Nesta quarta (23), toda a comunidade escolar se reuniu em torno do debate sobre a história, cultura e valorização da identidade quilombola durante o II Seminário Identidade Quilombola – no rastro da ancestralidade.