Atividades desenvolvidas em tempo integral melhoram desempenho dos estudantes

Fotos: acervo pessoal

A arte, o esporte, a cultura e atividades extras de Português e de Matemática estão imprimindo uma nova dinâmica escolar para 154 estudantes do Colégio Estadual Bento Gonçalves, localizado no bairro de Fazenda Grande do Retiro. Eles participam das ações desenvolvidas no âmbito do programa Mais Educação, que amplia a jornada na escola e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral. Com isto, os estudantes fazem oficinas de karatê, handebol, futsal, música (coral, melodia e harmonia) e de teatro, além de cursos de Matemática e Português, contribuindo para ampliar o processo de ensino e de aprendizagem.

A diretora Mônica Santana conta como estas atividades têm melhorado o trabalho pedagógico na escola. “Desde 2010 estamos realizando este trabalho com os estudantes e percebido melhoras no desenvolvimento deles. Com o projeto, os alunos podem ocupar a escola durante os dois turnos, aprendendo, de forma lúdica, disciplinas que são ensinadas no currículo regular, como Português e Matemática. A ideia é associar a arte e o esporte ao crescimento pessoal”, conta.

Para a coordenadora do Mais Educação na unidade escolar, Maria Eunice Chaves, o trabalho atrai e aumenta a empatia do estudante com a escola. “Procuramos acolher os alunos que possuem uma maior dificuldade na aprendizagem, que pode estar relacionado a diversos fatores. E o que mais percebo é uma mudança na disciplina e no foco. Eles passam a ter maior interesse de participar e isso influencia no rendimento escolar, que melhora bastante”, destaca.

O estudante do 9º ano, Murilo do Nascimento, que participa pelo segundo ano do programa, ressaltou o que mais mudou na sua postura. “Não gostava de estudar e tinha um péssimo desempenho na escola. Em 2016, entrei no programa e comecei a perceber como posso ter um melhor rendimento aprendendo através da música, do esporte e do teatro. Até minha mãe tem me elogiado e isto é muito bacana”, disse animado.