Aula inaugural da rede estadual ressalta como a participação de todos fortalece a educação

O auditório do Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque, localizado no bairro da Caixa D´Água, em Salvador, foi palco, nesta segunda-feira (10/03), de um grande encontro entre estudantes, pais, professores, servidores, músicos e poetas, que marcou a aula inaugural do ano letivo 2014, na rede estadual da Bahia. O momento refletiu o Programa Todos pela Escola, da Secretaria da Educação do Estado, que, neste ano, reforça a ideia de que, quando todos participam, a escola avança, e a educação se fortalece.

Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação

O evento, que teve a presença do secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, e apresentação do professor Jorge Portugal, foi transmitido, ao vivo, pela TVE e pelo Portal da Educação e contou, também, com alunos que participaram de projetos científicos, artísticos, culturais e esportivos desenvolvidos nas unidades escolares ao longo de 2013.

Ao dar as boas-vindas aos estudantes, o secretário Osvaldo Barreto falou sobre os projetos que a Secretaria da Educação do Estado vem desenvolvendo para o fortalecimento da escola pública na Bahia. Destacou que os resultados alcançados se devem ao trabalho conjunto de professores, gestores, colaboradores e servidores e reforçou a importância da participação dos familiares na vida escolar de seus filhos. “É fundamental a interação da família, sempre ressaltando que o nosso compromisso é fazer valer o direito do aluno aprender, dentro de uma diversidade de conhecimentos, criando um caldo de cultura. Temos, hoje, inúmeras ações estruturantes que estão marcando a história da educação na Bahia, construindo uma nova geração de jovens a partir de uma educação consistente”, afirmou.

Os estudantes que participaram da aula apresentando projetos artísticos, culturais e científicos mostram os avanços da educação na rede estadual. Felipe da Silva Goes, 16 anos, aluno do programa Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec), morador do distrito de Itaguaçu, zona rural de Irecê, por exemplo, foi destaque no País ao conquistar o 2º lugar na Olimpíada Nacional de Física.

Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação

Motivação – A estudante Celene Ferreira, 12 anos, aluna da 6ª série, que assistia a tudo com interesse, revelou estar animada para prosseguir seus estudos. “É uma nova etapa que se inicia, e essa aula hoje é um estímulo. Espero que este ano escolar seja muito bom”. Pelo segundo ano na Escola Parque, Crislane de Jesus, 13 anos, 7ª série, também se mostrava motivada: “Gosto muito desse colégio porque ele é puxado, nos obriga a estudar de verdade”.

Os pais também acompanhavam tudo com entusiasmo. “É essencial para o sucesso dos nossos filhos que nós, pais, cheguemos juntos à escola. Estou aqui hoje, junto à minha filha, e sempre a acompanhei e participei das atividades que são abertas”, disse Maria Ana Souza Santos, mãe de Juliana dos Anjos Santos, 11 anos, 6ª série. A garota, por sua vez, considera importante a presença materna na sua vida escolar: “Se ela acompanha o que estou aprendendo, vai ficar por dentro do meu desenvolvimento, do meu aprendizado”, considerou.

Atrações artísticas – Em homenagem à Bahia e a Dorival Caymmi, que este ano completaria 100 anos, o cantor Mateus Aleluia interpretou, na aula inaugural, Suíte do Pescador e A Bahia em Qualquer Cor, entre outros clássicos.  “Cantar para o público estudantil faz a minha emoção transcender”, disse o artista, entre uma canção e outra.

O esporte foi representado na ocasião pelas alunas vencedoras do campeonato de basquete do Colégio Estadual Professora Candolina, de Salvador. “As atividades esportivas são uma forma de exercer a cidadania, com responsabilidade e solidariedade, incentivando os jovens nos estudos e numa vida afastada da violência”, disse o professor Agnaldo Expedião Nascimento, de educação física.

A aula inaugural incluiu, também, a proposta de diálogo com o direito à memória com o projeto Ditadura Militar Direito à Memória: 50 anos do golpe militar de 1964, desenvolvido pelas secretarias da Educação e de Cultura do Estado. Ainda durante o evento, foi exibido um vídeo sobre a requalificação da rede pública com a recuperação, em 2013, de escolas da rede. Foram 250 obras, entre as quais 176 reformas, 61 ampliações e 12 construções de novas unidades.