Could not display the flash because sites/default/files/private/midiateca/videos/2015/0607aulas.flv does not appear to exist.

Aulas recomeçam com mobilização de líderes de classe e convocação para Colegiado Escolar

“Estamos em um novo momento em que o estudante pode ter voz ativa para contribuir de fato com a melhoria da escola. É importante nos organizar e apresentar nossas propostas”. É com esse entusiasmo que Vitória Ribeiro, estudante e líder de classe, da 8ª série B, do Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos, localizado no Bairro da Paz, em Salvador, retorna às aulas nesta segunda-feira (06/07), após o recesso junino nas escolas da rede estadual de ensino.De acordo com o calendário escolar, as aulas do ano letivo de 2015 prosseguem até o dia 17 de dezembro.

As palavras da aluna, vem ao encontro das propostas do programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação, que busca incentivar a participação e o envolvimento da comunidade escolar na melhoria da qualidade da educação pública. No Colégio Estadual Professor Rômulo Almeida, no bairro do Imbuí, os estudantes também estão preparados para colaborar com a melhoria da qualidade da educação. O estudante do 3º ano D, Rafael Santana, ressalta a volta às aulas como um marco na mudança do comportamento dos alunos. “Podemos realizar uma transformação na educação, sugerindo mudanças que apenas nós, como estudantes, podemos opinar. É o dia a dia da sala de aula”, esclarece.

Assista aovídeo completo desta matéria

You are missing some Flash content that should appear here! Perhaps your browser cannot display it, or maybe it did not initialize correctly.

*Vídeo produzido pela Secom

Eleição do Colegiado
Ao todo, 20 mil líderes de classe foram eleitos em um processo desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado que está mobilizando as escolas para que realizem a eleição, de 21 a 24 deste mês, do Colegiado Escolar, conselho formado pelo gestor, professores, funcionários, estudantes, pais, mães ou seus responsáveis. Cabe ao conselho tomar decisões, aconselhar gestores, acompanhar e/ou fiscalizar as ações pedagógicas e administrativas e mobilizar principalmente outros estudantes e pais ou responsáveis a se unirem para assumir a educação como um bem familiar e social.

Fotos: Claudionor Jr. - Ascom/Educação
“Estamos divulgando as eleições do Colegiado Escolar de forma a atrair os pais para serem mais ativos na escola. Realizamos reuniões de esclarecimento e estamos tendo um retorno positivo”, explica o professor e integrante da comissão de organização da eleição do Colegiado 2015, do Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos, Alex Santos.

A mãe da estudante da 8ª série A, Francine da Silva, Francineide de Souza, destaca a importância da participação da família na educação dos filhos. “Muitos acreditam que a escola tem responsabilidade total pela educação das crianças, mas a verdade é que, sem a participação dos pais acompanhando o desenvolvimento dos filhos, fica tudo mais difícil. Agora, com o Colegiado essa participação vai ter mais resultados”, acredita.

Saúde docente
Para valorizar e garantir a qualidade de vida dos professores, por meio do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, o SAC Educação disponibiliza serviços nas áreas da Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Serviço Social e Psicologia. O agendamento pode ser feito pelo telefone (71) 3117-1434. O programa disponibiliza em torno de 120 serviços, inclusive, solicitações de licenças e pedidos de gratificações salariais. O SAC Educação também realiza oficinas nas escolas. A previsão é atender, até dezembro, professores de 159 unidades de ensino da rede, na capital e na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

Com informações da Secom