Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: escolas › Notícia › Autores baianos e cultura indígena inspiram leitura nas escolas
Autores baianos e cultura indígena inspiram leitura nas escolas
Publicado em seg, 25/04/2016 - 10:01 por ASCOM / SEC
Palavras-chave:
Um encontro com obras de Castro Alves, Jorge Amado e Vinícius de Moraes tem despertado o interesse pela leitura dos estudantes no Colégio Estadual Dalva Matos, em Salvador. Já no Colégio Democrático Estadual Anísio Teixeira, localizado no município de Potiraguá, o interesse pela leitura ganhou um estímulo a mais por meio do estudo de obras que retratam a cultura dos povos indígenas. Nos dois colégios, o resultado dos projetos tem sido apresentado por meio de distintas linguagens, envolvendo recital de poesia, teatro e música.
No projeto de leitura realizado de forma multidisciplinar no Colégio Estadual Dalva Matos, na capital baiana, a leitura foi incentivada nos estudantes do 5° ao 3° ano do ensino médio, através do conhecimento das obras literárias dos autores baianos. Para isso, cada sala de aula foi identificada com o nome do autor escolhido, onde os estudantes trabalharam com a biografia, poemas, histórias, além de produzirem murais e pinturas inspiradas nas obras.
Fotos: Arquivo das escolas
A culminância do projeto foi marcada por roda de leitura, apresentações de teatro, dança e música. As atividades tiveram como base os projetos de arte e cultura desenvolvidos pela Secretaria da Educação do Estado como o Aventuras Patrimoniais e Artística (Ave), Dança Estudantil (Dance) e Encontro de Corais Estudantis (Encante). Ao longo do ano letivo será realizada a “hora da leitura”, em um horário determinado durante as aulas, onde os estudantes farão leituras das obras dos autores estudados.
Ilan Henrique Correia, 12 anos, do 6º ano, conta que ficou encantado com as obras de Vinicius de Morais. “São poemas que falam de alegria e me inspiraram a ler mais poemas de outros escritores”, afirma. Para Aliane Novais, 16 anos, que cursa o 2º ano, estudar sobre Castro Alves ampliou seus conhecimentos. “Descobri que ele retratava em seus textos e poema o tema da escravidão e usava isso para chamar a atenção da sociedade como uma forma de libertação”, explica. “Gosto de ler livros de ficção científica, mas, agora passei a me interessar também por livros de poemas”, acrescenta Miqueas Cerqueira, 12 anos.
“Acredito que os projetos dentro da escola são essenciais porque os estudantes se integram à unidade escolar de forma que promovem as potencialidades individuais e coletivas. Além disso, desenvolvem o sentimento de pertencimento e o aprendizado de forma criativa com conteúdos associados à prática da leitura”, destaca o professor de Língua Portuguesa, Dimitri Sarmento.
Já no interior do Estado, no Colégio Democrático Estadual Anísio Teixeira, no município de Potiraguá, a culminância do projeto de leitura aproveitou o mês de abril, por comemorar o Dia do Índio (19), e contou com apresentações de dança, poemas e paródias relacionadas à cultura indígena.
“Foi muito bom participar desse projeto porque pudemos aprender o significado de várias palavras de origem indígenas”, comenta a estudante Rafaelly Ferreira, 16 anos, do 3º ano do Ensino Médio. O estudante Esdras Peixoto, 15 anos, do 1º ano, afirma que “o tema trabalhado enriqueceu nosso conhecimento, pois ficamos sabendo um pouco mais desta cultura rica”.
Notícias Relacionadas
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
Estudantes da rede estadual participam de experiência imersiva para estudar o aparelho digestivo
-
Estudantes da rede estadual participam do 1º Festival da Voz Estudantil de Vitória da Conquista nesta sexta-feira (22)
-
SEC convoca 181 mediadores para atuarem no Emitec
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
I Festival da Unegro de Música e Dança Zumbi e Dandara celebra a Consciência Negra em Salvador
-
SEC participa de seminário internacional da FGV sobre Educação e Sustentabilidade