Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Bahia forma 1º turma em assentamento rural
O Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) do Campo Milton Santos, instalado no Assentamento Terra Vista, a 4 km do município de Arataca, forma, neste sábado (14/07), a primeira turma de uma rede pública estadual formada em um assentamento rural no Brasil. No total, 68 estudantes irão receber diploma de técnicos de nível médio em Agroecologia. A solenidade de formatura acontece no CEEP do Campo Milton Santos, às 17 horas.
O CEEP do Campo Milton Santos foi criado em 2010, pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia em substituição ao Colégio Milton Santos. A iniciativa atendeu uma antiga demanda da comunidade. A turma de formandos é composta por assentados, filhos e netos de assentados e por pessoas de fora do assentamento, outros trabalhadores rurais, filhos de agricultores familiares, pequenos agricultores, moradores dos municípios de Arataca, Camacã, Pau Brasil e Paleninha (distrito de Camaçã).
O diretor do CEEP do Campo Milton Santos, Luciano Oliveira, disse que o momento é de grande emoção e expectativa, principalmente para os pais. “É uma conquista com muito sofrimento, luta e força de vontade de vencer na vida. Os pais destes meninos lutam para conquistar a terra, depois para construir uma escola dentro do assentamento, depois para que essa escola fosse transformada em um CEEP. Eles estão se realizando pelos filhos. Muitos dizem que estão vendo os filhos doutores”.
O diretor lembra que os assentados eram discriminados e que o CEEP contribuiu para uma mudança de paradigma. “Hoje conseguiram conquistar o respeito e a admiração de todos em Arataca e em outras cidades da região”, celebra ao acrescentar: “Muitos estudantes são trabalhadores rurais que atuam de dia nas lavouras de cacau e à noite estudam. Agora são técnicos em Agroecologia, obtendo, inclusive, a certificação de um saber adquirido na lida”.
Acesse o Blog da Educação Profissional
Direito à Educação - Para a trabalhadora rural, Áurea Brito, avó dos estudantes João Gabriel, 18, e Rafael, 19, formar os netos simboliza uma vitória familiar e de toda a comunidade de trabalhadores rurais. Ela lembra da luta pela construção do assentamento e da escola. “Levei o engenheiro para medir o terreno da escola. Foi uma batalha, e a gente só sossegou quando conseguiu. Os meninos foram criados lá dentro e depois dos estudos, eles melhoraram em muitas coisas, até o modo de tratar em casa”.
A feirante Jovânia Amaral da Silva, 30, moradora de Camacã, é uma das estudantes que viajavam todos os dias para estudar no CEEP e receberá o diploma de técnica em Agroecologia. “A viagem durava 1h40 entre ida e volta. Eu chegava em casa todo dia perto da meia-noite. A conciliação foi muito difícil, mas graças a Deus, com ajuda dos nossos familiares, principalmente minha mãe que olhava meu filho que hoje tem oito anos, a gente conseguiu esta vitória. A vontade é de chorar de tanta emoção”, comenta.
Para o superintendente de Educação Profissional do Estado, Almerico Lima, a formatura em Arataca “concretiza a passagem para um novo período da vida dos jovens e adultos formandos, com inserção no mundo do trabalho na condição de técnico. Também é a reafirmação da escola pública como escola de qualidade, capaz de formar pessoas humanas, cidadãos trabalhadores e sujeitos de direito que contribuam com o desenvolvimento socioeconômico e ambiental da Bahia”.
O Centro - O CEEP do Campo Milton Santos foi o primeiro Centro temático do Campo criado no estado. Atualmente, tem 699 matriculados em cinco cursos técnicos de nível médio (Agroecologia, Agroindústria, Meio Ambiente, Zootecnia e Informática) e em um curso de qualificação profissional (Agroextrativismo). Para este ano, está previsto, no âmbito do Pronatec, a oferta de vagas para os cursos de qualificação profissional em Agente de Desenvolvimento Socioambiental.
Notícias Relacionadas
-
Seleção Interna de Educadores - Divulgada resposta aos recursos da etapa da entrevista
-
IAT leva oficinas, jogos e atividades interativas para Encontro Estudantil
-
“Nossa missão está sendo cumprida”, avalia governador durante abertura do Encontro Estudantil da Rede Estadual
-
Iniciação Científica em foco no Encontro Estudantil da rede estadual
-
Secti promove oficinas e experiência de realidade virtual no Encontro Estudantil
-
SPM levará atividades lúdicas e informações do Projeto Oxe, me respeite nas escolas ao Encontro Estudantil, em Salvador
-
Encontro Estudantil: tem início a grande festa da Educação da Bahia