Bahia forma 1º turma em assentamento rural

O Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) do Campo Milton Santos, instalado no Assentamento Terra Vista, a 4 km do município de Arataca, forma, neste sábado (14/07), a primeira turma de uma rede pública estadual formada em um assentamento rural no Brasil. No total, 68 estudantes irão receber diploma de técnicos de nível médio em Agroecologia. A solenidade de formatura acontece no CEEP do Campo Milton Santos, às 17 horas.

O CEEP do Campo Milton Santos foi criado em 2010, pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia em substituição ao Colégio Milton Santos.  A iniciativa atendeu uma antiga demanda da comunidade. A turma de formandos é composta por assentados, filhos e netos de assentados e por pessoas de fora do assentamento, outros trabalhadores rurais, filhos de agricultores familiares, pequenos agricultores, moradores dos municípios de Arataca, Camacã, Pau Brasil e Paleninha (distrito de Camaçã).

O diretor do CEEP do Campo Milton Santos, Luciano Oliveira, disse que o momento é de grande emoção e expectativa, principalmente para os pais. “É uma conquista com muito sofrimento, luta e força de vontade de vencer na vida. Os pais destes meninos lutam para conquistar a terra, depois para construir uma escola dentro do assentamento, depois para que essa escola fosse transformada em um CEEP. Eles estão se realizando pelos filhos. Muitos dizem que estão vendo os filhos doutores”.

O diretor lembra que os assentados eram discriminados e que o CEEP contribuiu para uma mudança de paradigma. “Hoje conseguiram conquistar o respeito e a admiração de todos em Arataca e em outras cidades da região”, celebra ao acrescentar: “Muitos estudantes são trabalhadores rurais que atuam de dia nas lavouras de cacau e à noite estudam. Agora são técnicos em Agroecologia, obtendo, inclusive, a certificação de um saber adquirido na lida”.

Acesse o Blog da Educação Profissional

Direito à Educação - Para a trabalhadora rural, Áurea Brito, avó dos estudantes João Gabriel, 18, e Rafael, 19, formar os netos simboliza uma vitória familiar e de toda a comunidade de trabalhadores rurais. Ela lembra da luta pela construção do assentamento e  da escola. “Levei o engenheiro para medir o terreno da escola. Foi uma batalha, e a gente só sossegou quando conseguiu. Os meninos foram criados lá dentro e depois dos estudos, eles melhoraram em muitas coisas, até o modo de tratar em casa”.

A feirante Jovânia Amaral da Silva, 30, moradora de Camacã, é uma das estudantes que viajavam todos os dias para estudar no CEEP e receberá o diploma de técnica em Agroecologia. “A viagem durava 1h40 entre ida e volta. Eu chegava em casa todo dia perto da meia-noite. A conciliação foi muito difícil, mas graças a Deus, com ajuda dos nossos familiares, principalmente minha mãe que olhava meu filho que hoje tem oito anos, a gente conseguiu esta vitória. A vontade é de chorar de tanta emoção”, comenta.

Para o superintendente de Educação Profissional do Estado, Almerico Lima, a formatura em Arataca “concretiza a passagem para um novo período da vida dos jovens e adultos formandos, com inserção no mundo do trabalho na condição de técnico. Também é a reafirmação da escola pública como escola de qualidade, capaz de formar pessoas humanas, cidadãos trabalhadores e sujeitos de direito que contribuam com o desenvolvimento socioeconômico e ambiental da Bahia”.

O Centro - O CEEP do Campo Milton Santos foi o primeiro Centro temático do Campo criado no estado. Atualmente, tem 699 matriculados em cinco cursos técnicos de nível médio (Agroecologia, Agroindústria, Meio Ambiente, Zootecnia e Informática) e em um curso de qualificação profissional (Agroextrativismo). Para este ano, está previsto, no âmbito do Pronatec, a oferta de vagas para os cursos de qualificação profissional em Agente de Desenvolvimento Socioambiental.