Bairro da Paz ganha nova escola para jovens e adultos

Aos 48 anos, Eliene Nascimento Santos está cursando o segundo ano do ensino médio no Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos, inaugurado no final de fevereiro deste ano no Bairro da Paz, em Salvador, e onde também estudam seus quatro filhos e uma neta. “Há 20 anos eu moro aqui e o que eu mais queria era uma escola como esta, com ensino médio e fundamental”.

Eliene disse que está feliz por voltar a estudar. “Parei aos 17 anos, quando tive a primeira filha. Depois, voltei a estudar em 2005 e tive que parar porque minha mãe adoeceu. Este ano, pude voltar para a escola, quero me formar e ser enfermeira”.

Investimentos motivam estudantes - Luian dos Santos Silva, 13, do sexto ano do ensino fundamental, está no Colégio Mestre Paulo dos Anjos há três anos e se lembra das instalações improvisadas, antes da inauguração do novo prédio. “Era tudo acabado. Quando chovia, alagava, tinha que parar as aulas. Não tinha espaço, a sala era pequena, calor demais. A gente não aguentava”. O estudante disse que tem motivação para estudar na nova escola e sabe da importância dos estudos. “Aqui tem a biblioteca, laboratório, informática e quadras. Mesmo quando não tem aula a gente vem jogar bola. Eu filava muita aula, este ano não faltei. Quero ter um futuro bom”.

O Governo do Estado investiu quase R$ 6,5 milhões na construção do Colégio Mestre Paulo dos Anjos. A iniciativa atendeu a uma reivindicação histórica da comunidade. O novo prédio, composto de dois pavimentos, conta com 12 salas de aula, biblioteca, refeitório, laboratório de ciências e de informática, sala do grêmio, de educação física, área administrativa, quadra poliesportiva e três jardins. No ano passado, a escola atendeu a 1.555 alunos da comunidade, que possui uma população de, aproximadamente, 85 mil pessoas.

Fonte: Secom e Ascom/SEC