Bibliotecas são revitalizadas e materiais recicláveis embelezam o ambiente

A biblioteca do Colégio Estadual Teotônio Vilela, em Feira de Santana (a 108Km de Salvador) foi revitalizada e os estudantes, professores e gestores participaram do processo, por meio de intervenções que deixaram o ambiente mais organizado e acolhedor. As paredes ganharam pintura e novos quadros, os livros foram catalogados e a mobília recuperada utilizando material reciclável. As cadeiras, por exemplo, ganharam forro de tecido e as mesas de papel decorativo.

“A biblioteca ficou linda e muito organizada. Realizar estas atividades é muito bom para eles adquirirem a consciência patrimonial, além de valorizar o espaço e reforçar o sentimento de pertencimento da escola. Provamos que quando todos trabalham, é possível transformar o ambiente e melhorar a qualidade de vida. E os estudantes estão cuidando da escola com muito carinho e aproveitando melhor os espaços”, relata a diretora da unidade escolar, Maria Conceição Oliveira.

A estudante Renata de Jesus, 13, 9º ano do Ensino Fundamental, confessa que após a reforma, passou a frequentar mais a biblioteca. “Antes não frequentava muito a biblioteca, passava pelo espaço apenas para pegar algum livro para as atividades da escola, agora, todo tempo livre que tenho estou na biblioteca, pesquisando novos títulos, lendo ou até conversando”, conta.

Aline Lima, 13, também do 9º ano, concorda com sua colega e diz que depois da reforma, a biblioteca ficou mais inspiradora para suas leituras. “Depois da reforma, o ambiente ficou mais motivador para os estudos, para passar o tempo e até para se reunir com a turma para fazer as atividades que os professores passam. A biblioteca é um dos lugares mais importantes da escola e precisa de cuidado”, comenta.

A biblioteca do Colégio Estadual Idelzito Eloy de Abreu, em Ituberá (a 348Km de Salvador), também foi revitalizada e ganhou o nome da ex-diretora da unidade, Ana Cris. A cerimônia de entrega da nova biblioteca, aconteceu durante os festejos pelos 38 anos do colégio, que ainda contou com gincana, apresentações literárias e momento cultural promovido pelos estudantes para a comunidade escolar.