Caminhada marca Dia Mundial da Consciência sobre o Autismo

No dia 2 de abril, data em que se comemora o Dia Mundial da Consciência sobre o Autismo, o Centro de Atendimento Educacional Especializado Pestalozzi da Bahia realiza a 1ª Caminhada: sou autista, tenho direitos! Diga sim à inclusão. O evento é gratuito e ocorre a partir das 8h, com concentração na sede da instituição na Av. Adhemar de Barros, em Ondina. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) como referência para a discussão sobre o autismo.
 

O autismo acomete pessoas de todas as classes sociais e etnias. No final do ano  passado, a Presidente Dilma Rousseff sancionou a lei nº 12.762, de 27 de dezembro de 2012, que estabelece os direitos do autista, equiparando-o à pessoa com deficiência em relação aos efeitos legais. A presidente vetou dois dispositivos do projeto. O primeiro, conforme o Ministério da Educação, tem o objetivo de eliminar da lei a possibilidade de exclusão do estudante autista da rede regular de ensino, o que violaria a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Mais de dois milhões de famílias podem se beneficiar da Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.
 
Pestalozzi - O Centro de Atendimento Educacional Especializado Pestalozzi da Bahia destina-se a prestar atendimento educacional especializado aos alunos com Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) a partir dos dois anos de idade. A instituição faz parte da Rede Estadual de Educação do Estado da Bahia e atende 210 alunos, oferecendo um conjunto de serviços e recursos especializados. Esse atendimento complementa e/ou suplementa a formação dos alunos com vistas à autonomia e independência na escola comum e fora dela.
 

Notícias Relacionadas