Campanha promove discussões sobre discriminação contra a mulher

Foto: Acervo pessoal

As secretarias estaduais da Educação e de Políticas para as Mulheres realizam, nesta quinta-feira (31/03), atividades da campanha Quem Ama Abraça – Fazendo Escola, no Colégio Estadual Governador Lomanto Junior, localizado no bairro de Itapuã. O objetivo é promover a inclusão dos temas de relações de gênero e de enfrentamento à violência contra as mulheres na educação de alunos do ensino fundamental das escolas públicas estaduais. A campanha, que iniciou na terça-feira (29/03), no Colégio Estadual Paulo Américo de Oliveira, no bairro do Bonfim, será realizada ao longo do ano em diversas escolas estaduais de Salvador.

No Colégio Estadual Paulo Américo de Oliveira, os estudantes da unidade de ensino participaram de atividades como roda de conversa e debate sobre violência de gênero e doméstica. Nos encontros, também foram abordadas questões como valores, preconceitos e estereótipos.

Shaeena Reis Santos, 11 anos, que estuda o 6º ano, aprovou a iniciativa. “Acho importante esse diálogo com os estudantes sobre um assunto muito sério, pois, a violência contra as mulheres deve acabar”, afirma a estudante. Seu colega João Victor Santos, 11, destacou: “Gostei muito da roda de conversa porque foram passadas várias informações que faz refletir sobre discriminação e atos de violência contra meninas e mulheres”.

De acordo com a técnica da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Amélia Almeida, esta campanha é muito importante para o enfrentamento à violência contra o sexo feminino. “Essa ação pretende estimular nos jovens com idades entre 13 e 17 anos uma atitude de respeito para com todos os tipos de diversidade, seja de gênero, raça, credo religioso, entre outros”, explica.

Na ação desta quinta-feira, no Colégio Estadual Governador Lomanto Junior, haverá a participação dos estudantes da Escola Estadual Rotary. Já no dia 07 de abril, as atividades da campanha serão realizadas no Colégio Estadual Marechal Mascarenhas de Morais, no bairro de Itapuã.