Caravana mobiliza comunidade escolar para debate sobre Educação Quilombola

Fotos: divulgação

Com o objetivo de ampliar e fortalecer o projeto Caravana da Igualdade/ Diálogos Formativos, que promove o debate sobre a Educação Escolar Quilombola e a educação das relações étnico-raciais e de gênero e sexualidade, a Secretaria da Educação do Estado está mobilizando gestores, diretores e estudantes das escolas municipais, em parceria com as Secretarias de Educação locais. A ação busca atingir um número maior de alunos, visto que grande parte dos educandos quilombolas se concentram no Ensino Fundamental.

Nestas quinta e sexta-feira (27 e 28), a Caravana passa pelo município de Muquém do São Francisco, localizado a 707 Km de Salvador, na região do Oeste baiano. Segundo a coordenadora de Educação para Diversidade da Secretaria da Educação do Estado, Erica Capinan, a ação tem o objetivo de chegar em municípios dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE). “Nossa disposição é atender a todo o Estado. Mas existem locais, como os Núcleos Regionais de Santo Antônio de Jesus (NTE 21), de Caetité (NTE 13), de Senhor do Bonfim (NTE 25), de Valença (NTE 06) e de Itabuna (NTE 05), onde percebemos ter uma concentração maior de estudantes quilombolas, por isso que estes serão a prioridade no atendimento”, destaca.

Érica ainda ressalta que o debate engloba temas com base na Lei 10.639/2003 e na Resolução Nº 68/2013 do Conselho Estadual de Educação.  “As ações são desempenhadas com o objetivo de eliminar práticas discriminatórias, racistas e sexistas do cotidiano das unidades escolares, além de promover a equidade das populações historicamente excluídas do direito à Educação”, conta.