CEEP de Seabra vence desafio nacional de escolas sustentáveis

O Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Gestão e Negócios Letice Oliveira Maciel, no município de Seabra, foi uma das cinco instituições vencedoras do Desafio Escolas Sustentáveis, promovido pelo Instituto Akatu, uma organização não governamental que atua na conscientização para um consumo consciente. Foram 250 escolas inscritas, sendo uma premiada com o financiamento de R$105 mil e outras quatro com R$30 mil. O projeto elegeu uma instituição de ensino de cada região do Brasil e o CEEP Letice foi o vencedor, se tornando o representante do Nordeste.

O plano de ação do projeto Coletiva ECO-CEEP, inscrito pela instituição, teve como alguns dos seus objetivos sensibilizar a comunidade escolar para o cuidado com o ambiente, operacionalizar o Ponto de Entrega Voluntária  de resíduos e readaptar o espaço escolar com materiais sustentáveis.  A iniciativa atua na Educação Ambiental, com propostas de intervenções sociais e ambientais. Sua implementação mobilizou alunos, professores e comunidade escolar para o descarte correto. De janeiro a dezembro a escola encaminhou para a reciclagem quase duas toneladas de resíduos, sendo 1.358 kg de papel, 406 kg de plástico e 145 kg de metal. O valor arrecadado com a venda dos resíduos é utilizado para manutenção e aprimoramento do projeto.

A gestora Marcella Leite, avalia como imensuráveis os ganhos obtidos por meio desta premiação. “A parceria com o Instituto Akatu possibilitou que nós realizássemos em um curto espaço de tempo, ações grandiosas. Percebemos de forma expressiva a adesão e conscientização dos nossos estudantes, bem como de toda comunidade escolar. A escola agora é movida por posturas mais cuidadosas e responsáveis com o nosso planeta”.

Com o prêmio de 30 mil reais, o projeto conseguiu melhorias estruturais. Foram instalados sistemas de captação de água da chuva, construção de um pergolado, instalação de refletores de energia solar para sistema elétrico e estruturação da horta escolar. Houve ainda a aquisição de contêineres para a separação dos resíduos, construção do Ponto de Entrega Voluntária e de caixa subterrânea para captação de água pluvial. O recurso possibilitou ainda a readaptação da sala multifuncional da escola. No espaço foram realizadas oficinas para a aplicação de um piso com um mosaico para reaproveitar restos de cerâmicas e reboco natural para as paredes.

Segundo a professora de Biologia, Adna Alves, o projeto iniciou suas atividades no primeiro semestre de 2019, a partir da identificação de problemas socioambientais na comunidade e no ambiente escolar. A ação contou com uma participação expressiva dos estudantes, sendo visível o potencial para a abordagem teórico-prática de temáticas para várias disciplinas.  “Conseguimos envolver, dentro do possível, representantes da comunidade escolar em todas as ações previstas no plano de ação, iniciais ou readaptadas, com respeito e responsabilidade ao contexto de pandemia. Sinto-me realizada em estar envolvida com um projeto que trata de temáticas tão importantes",  relatou a professora.