Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: escolas › Notícia › CEEP de Seabra vence desafio nacional de escolas sustentáveis
CEEP de Seabra vence desafio nacional de escolas sustentáveis
Publicado em seg, 28/12/2020 - 18:16 por ascom.jornalismo
Palavras-chave:
O plano de ação do projeto Coletiva ECO-CEEP, inscrito pela instituição, teve como alguns dos seus objetivos sensibilizar a comunidade escolar para o cuidado com o ambiente, operacionalizar o Ponto de Entrega Voluntária de resíduos e readaptar o espaço escolar com materiais sustentáveis. A iniciativa atua na Educação Ambiental, com propostas de intervenções sociais e ambientais. Sua implementação mobilizou alunos, professores e comunidade escolar para o descarte correto. De janeiro a dezembro a escola encaminhou para a reciclagem quase duas toneladas de resíduos, sendo 1.358 kg de papel, 406 kg de plástico e 145 kg de metal. O valor arrecadado com a venda dos resíduos é utilizado para manutenção e aprimoramento do projeto.
A gestora Marcella Leite, avalia como imensuráveis os ganhos obtidos por meio desta premiação. “A parceria com o Instituto Akatu possibilitou que nós realizássemos em um curto espaço de tempo, ações grandiosas. Percebemos de forma expressiva a adesão e conscientização dos nossos estudantes, bem como de toda comunidade escolar. A escola agora é movida por posturas mais cuidadosas e responsáveis com o nosso planeta”.
Com o prêmio de 30 mil reais, o projeto conseguiu melhorias estruturais. Foram instalados sistemas de captação de água da chuva, construção de um pergolado, instalação de refletores de energia solar para sistema elétrico e estruturação da horta escolar. Houve ainda a aquisição de contêineres para a separação dos resíduos, construção do Ponto de Entrega Voluntária e de caixa subterrânea para captação de água pluvial. O recurso possibilitou ainda a readaptação da sala multifuncional da escola. No espaço foram realizadas oficinas para a aplicação de um piso com um mosaico para reaproveitar restos de cerâmicas e reboco natural para as paredes.
Segundo a professora de Biologia, Adna Alves, o projeto iniciou suas atividades no primeiro semestre de 2019, a partir da identificação de problemas socioambientais na comunidade e no ambiente escolar. A ação contou com uma participação expressiva dos estudantes, sendo visível o potencial para a abordagem teórico-prática de temáticas para várias disciplinas. “Conseguimos envolver, dentro do possível, representantes da comunidade escolar em todas as ações previstas no plano de ação, iniciais ou readaptadas, com respeito e responsabilidade ao contexto de pandemia. Sinto-me realizada em estar envolvida com um projeto que trata de temáticas tão importantes", relatou a professora.
Notícias Relacionadas
-
Estudantes da rede estadual participam do 1º Festival da Voz Estudantil de Vitória da Conquista nesta sexta-feira (22)
-
SEC convoca 181 mediadores para atuarem no Emitec
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
I Festival da Unegro de Música e Dança Zumbi e Dandara celebra a Consciência Negra em Salvador
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
SEC participa de seminário internacional da FGV sobre Educação e Sustentabilidade
-
Estudantes da rede estadual de Pojuca lançam livro de poemas sobre valorização da identidade do povo negro