CEEP do Semiárido realiza II Semana do Agricultor e I Feira de Valorização da Agricultura Familiar

Para comemorar o dia do Agricultor, celebrado no próximo domingo (28/07), os estudantes dos cursos Técnicos em Agropecuária e Zootecnia do Centro Estadual de Educação Profissional do Semiárido (Ceep), em São Domingos, promovem nesta quarta (24/07) e quinta-feira (25/07), a II Semana do Agricultor e a I Feira de Valorização da Agricultura Familiar.

As atividades têm o objetivo de reforçar o conhecimento dos estudantes e dos produtores rurais do Território do Sisal sobre legislação, desafios de sobrevivência no Semiárido, a importância da agricultura familiar para o Estado, políticas públicas para o agricultor familiar, entre outros assuntos. A intenção é incentivar a geração de renda no campo, fomentar a discussão, a troca de experiências e práticas agroecológicas entre estudantes e agricultores, trabalhando as dimensões pedagógicas da cultura e da identidade dos povos do campo, e contribuir com a organização dos agricultores familiares, por meio da integração dos estudantes com as comunidades rurais.

Reprodução da internet (fonte: http://www.afe.com.br/)

Nesta quarta-feira (24/07), pela manhã, foram ministradas, na II Semana do Agricultor, palestras sobre os seguintes temas: Importância da Educação Profissional para o Território do Sisal, O papel da mulher na Agricultura Familiar e a Implantação de novas tecnologias para captação de água no Território do Sisal.  No período da tarde, a partir das 13h30, os debates trataram da Organização Social e Políticas Públicas para Agricultura Familiar e a Influência do Novo Código Florestal na Agricultura Familiar. À noite, a partir das 19h, os visitantes poderão saborear delícias da culinária nordestina, como bolo de cuscuz, doce de coco e de licuri e croquete de macaxeira. Estas iguarias terão suas receitas publicadas em um livro, que será lançado posteriormente em evento festivo realizado no Centro.

Na quinta-feira (25/07), das 8h às 11h30, serão ministrados minicursos sobre temas como Uso de aditivos na silagem de resíduo do sisal. Também haverá minicurso sobre a produção de larva de mosca doméstica para alimentação animal, quando será produzido um larvário, que é um meio de cultura para produção de larvas da mosca. Outro minicurso tratará sobre seleção de matrizes caprinas, para explicar quais as características fenotípicas, ou seja, externas, ideais na escolha dos melhores reprodutores do rebanho. As palestras e minicursos serão ministradas por profissionais do município e do Território.

Agricultura Familiar – Paralelamente à II Semana do Agricultor, hoje (dia 24) e amanhã (dia 25), das 13h30 às 17h30, o CEEP também promoverá a I Feira de Valorização da Agricultura Familiar. Os visitantes poderão saborear as delícias da culinária nordestina produzidas pelos estudantes, como por exemplo, broas de milho, sequilhos de tapioca, sequilhos à base de milho e trigo, bolo de cuscuz, doce de licuri e doce de coco. Também serão expostos artesanatos da região, como abajur e luminárias, confeccionados com papel de jornal e velas produzidas com cera de mel.

A professora Keila Pereira, uma das coordenadoras da atividade, explica que, por meio do evento, os estudantes terão a oportunidade de ampliar seu aprendizado, e os produtores rurais poderão aperfeiçoar seus saberes e conhecimentos.  “Além de alinhar conceitos teóricos com a prática, os estudantes terão a oportunidade de trocar experiências com profissionais que atuam na área e com os produtores rurais, que terão a oportunidade de se atualizar por meio das palestras e minicursos”, explicou.

Notícias Relacionadas