Centenário de Luiz Gonzaga é homenageado por estudantes da Escola Parque

Estudantes do Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque, no bairro da Caixa D’Água, em Salvador, homenageiam neste mês o centenário de nascimento do cantor e compositor Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. Uma variedade de peças artesanais produzidas nas oficinas de corte e costura, cerâmica, biscuit, serigrafia, metal, madeira e papel decoram a escola, que está sempre aberta ao público para visitação. Barracas, bandeirolas, bonecos e instrumentos musicais estampam o apreço dos estudantes pela cultura nordestina e pelo legado musical deixado pelo mestre Gonzagão.

Na quarta-feira (20), os estudantes e educadores realizam o Tributo a ao Rei do Baião. A atividade acontece às 15h, no ginásio de esportes da unidade escolar.

Confira as fotos da homenagem

Além disso, os estudantes participam de um grande arraiá no dia 20 de junho. A festa vai acontecer no próprio Centro Educacional e terá apresentações de quadrilhas em ambientações juninas. A coordenadora pedagógica do Núcleo de Artes Visuais da Escola Parque, Eliete Ribeiro, explica que "a produção inspirada nos 100 anos de Luiz Gonzaga foi conduzida com base no planejamento pedagógico para cada oficina, e dá sequência à aprendizagem da escola regular".

O estudante do 3º ano do ensino médio da Escola Classe IV, Uilton Rocha Conceição, não esconde a alegria ao ver o resultado do trabalho. "Foi feito com prazer, alegria e amor no coração. Não teve aquela obrigação, todo mundo fez porque quis. Estou feliz de ajudar a colocar tudo no lugar. Sou fã de Luiz Gonzaga, da história e da música dele. Foi um marco na história brasileira", declarou Uilton, que fez questão de registrar em vídeo a exposição do trabalho.

Referência – Natural de Pernambuco, Gonzagão nasceu em 13 de dezembro de 1912. O artista é uma das maiores referências da música popular nordestina e responsável por introduzir no cenário nacional ritmos como xotes, xaxados, marchinhas e emboladas.

Além do músico pernambucano, as ações desenvolvidas na Escola Parque, neste ano, privilegiam a vida e a obra de Jorge Amado. O escritor baiano também completaria 100 anos em 2012.