Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque comemora 64 anos com série de atividades

Importante marco para a educação pública brasileira, concebido pelo educador baiano Anísio Teixeira, o Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque, localizado no bairro da Caixa D’Água, em Salvador, completa, no dia 21 de setembro, 64 anos de existência. A data será comemorada com uma série de atividades, com o apoio da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. A partir deste sábado (13/9), tem início o Grand Prix de Voleibol e o Aulão de Karatê, no Ginásio do Núcleo de Pluralidade Esportiva da Escola Parque, com a participação de estudantes, professores e comunidade do entorno. A programação comemorativa prossegue até o dia 19/9.

“A Escola Parque é um espaço onde as pessoas se identificam, se encontram e se realizam, tanto na área educacional, quanto no social, porque, além de desenvolver o lado pedagógico, a unidade não esquece a sua função com a sociedade”, afirma o diretor Gedean Ribeiro. Para isso, ressalta, o Centro tem como parceiros os estudantes e a comunidade em geral. “A partir do momento que eles veem o papel educativo e social da escola, eles se responsabilizam, também, por zelar por aquilo que é seu”, completa o gestor.

O ponto alto da festividade acontece no dia 19, no Teatro da Escola Parque, a partir das 14h, com a apresentação do espetáculo Dançarte – A evolução da dança. A coreografia contará com a participação de alunos das oficinas de Dança, Ginástica Rítmica e Ginástica Artística. Em seguida, haverá uma exibição de vídeo com imagens da Escola Parque e dos Núcleos que a compõe, além da interpretação da música O Sol (Jota Quest), por alunos das oficinas de música. A programação comemorativa conta, também, com o Projeto Interarte As Mulheres de Caymmi, integrando as artes plásticas com os trabalhos de estudantes, professores e comunidade. A mostra estará exposta no Núcleo de Administração da Escola Parque, aberta para visitação pública.

Marco educacional – Formado pela Escola Parque – que oferece atividades complementares na perspectiva da educação integral – e por mais oito Escolas-Classe, o Centro Educacional Carneiro Ribeiro, foi idealizado em 1947, por Anísio Teixeira, e inaugurada em 1950. Com uma área de 42 mil metros quadrados e com 3.300 estudantes, o Centro Educacional se destaca por ter sido a primeira unidade de ensino em tempo integral do país e pelo seu envolvimento com a comunidade.

Em um período, os alunos têm todas as disciplinas do núcleo comum, como matemática, português, geografia, e, no outro turno, têm acesso a outras atividades, oferecidas pelos núcleos de informação, comunicação e conhecimento, de pluralidade esportiva, de artes visuais, de jardinagem, de alimentação e de projetos especiais. As coes levam sempre em consideração a comunidade ao redor. “O retorno social que temos com o trabalho desenvolvido na Escola Parque é o reconhecimento do ideário de Anísio Teixeira, que foi um visionário de uma educação futurista”, afirma o diretor Gedean Ribeiro.