Centro Regional de Ensino Médio é inaugurado no Vale do São Francisco

A região do Vale do São Francisco acaba de ganhar o Centro Regional de Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Cemit), inaugurado na manhã desta sexta-feira (10) pelo governador Rui Costa, com uma videoconferência transmitida da Escola Estadual Cristo Rei, no município de Barra, pelo sistema do Instituto Anísio Teixeira (IAT).

O Cemit da região é formado por 15 núcleos, sendo dez na sede do município de Barra, que possui o maior número de alunos do estado, três em Muquém do São Francisco e dois em Morpará, totalizando 1.114 alunos matriculados.

O Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec) assegura o ensino médio à população baiana em áreas remotas do estado. “Barra é um exemplo do que nós queremos de engajamento para uma educação pública cada vez melhor. Muitos alunos aqui de Barra conseguiram passar no último Enem, estudando pelo material didático com o apoio da intermediação tecnológica, do curso a distância, o que prova o sucesso desse programa e a dedicação dos nossos alunos”, disse Rui Costa.

Fotos: Manu Dias/GOVBA

TRANSMISSÃO
A visita do governador e do secretário da Educação, Osvaldo Barreto, ao colégio foi transmitida instantaneamente para 100 turmas matutinas do EMITec em diversas localidades baianas. O EMITec possui três estúdios e uma ilha de edição no IAT, de onde são produzidos e compartilhados diariamente os conteúdos pedagógicos.

Diversos profissionais das áreas de educação e comunicação são responsáveis por produzir e transmitir os conteúdos durante os 200 dias letivos para os 17 mil estudantes matriculados. Ao todo, 110 professores da rede estadual de ensino compõem o quadro de docentes do EMITec. Eles participaram de um processo seletivo interno e receberam treinamento para atuar frente às câmeras e ministrar os conteúdos de forma coesa.