Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: escolas › Notícia › Centro Territorial de Educação Profissional em Santo Antônio de Jesus é destaque no IDEB
Centro Territorial de Educação Profissional em Santo Antônio de Jesus é destaque no IDEB
Publicado em qui, 01/10/2020 - 16:50 por ASCOM / SEC
Palavras-chave:
O diretor do CETEP, Ivanilton Amparo, destacou o diferencial da unidade para elevar a nota do IDEB. "Este resultado é um prêmio para a nossa comunidade escolar, pois foi plantada uma semente de cooperação pedagógica entre todos os participantes desse processo de ensino e aprendizagem. É importante destacar a cumplicidade e a união para desenvolver os projetos estruturantes da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC); a participação em olimpíadas; o desenvolvimento de oficinas; e, sobretudo, os momentos de planejamento coletivo de AC's (Atividades Complementares), que foram fortalecidos com o excelente trabalho das coordenadoras pedagógicas e das equipes de articulação".
Para Manoel Mota, membro do colegiado escolar e pai do estudante Felipe Mota, 19, que faz o curso técnico em Agropecuária, a pontuação no IDEB é fruto da dedicação de toda a equipe. “É uma satisfação enorme saber que o CETEP teve este resultado positivo no IDEB e, isso, é devido ao zelo, carinho e à dedicação com que o corpo da unidade trata a educação. Parabenizo a todos que fazem parte do CETEP e, por fazer parte do colegiado, sou testemunha desse empenho de todos, pois participo de reuniões periódicas e vejo a preocupação que todos os professores e servidores têm com a educação”, afirmou.
A coordenadora pedagógica Tatiani Sugai pontuou algumas ações e atividades, desenvolvidas no CETEP, que também refletiram no resultado. "As principais ações foram discutir alguns dados do IDEB de 2017 com os professores na Jornada Pedagógica e, ao final de cada unidade letiva, elaboramos gráficos de rendimento de cada disciplina para discutir e propor intervenções. Além disso, dialogamos com os estudantes acerca da importância da avaliação do SABE (Sistema de Avaliação Baiano de Educação), bem como aplicamos e discutimos o resultado com professores e estudantes. Sendo assim, planejamos aulas baseadas nos descritores mais críticos e implantamos o Plantão Pedagógico para atendimento individualizado dos pais, além de outras ações".
Segundo a professora Giuliana Almeida, as intervenções realizadas durante o ano letivo de 2019 auxiliaram na melhoria leitora e, consequentemente, no aumento do IDEB. "O avanço da proficiência leitora sempre foi uma competência almejada no CETEP. Diante desse desafio, os professores de Linguagem promoveram vários eventos de leitura e escrita, por meio de projetos contemplando variados gêneros. Essas ações foram baseadas na Matriz Referencial de Língua Portuguesa, a fim de auxiliar na formação e no desenvolvimento leitor dos estudantes envolvidos", salientou.
Sobre o IDEB – O IDEB foi criado pelo governo federal para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas. No Ensino Médio, a rede estadual de ensino saltou de 2,7 (2017) para 3,2 (2019). Este foi o melhor IDEB alcançado pela rede desde que o índice foi instituído, em 2007. Em termos relativos, percentuais, o IDEB da Bahia cresceu 18,5%, sendo o segundo maior crescimento do país. A Bahia também é um dos oito estados com aumento maior do IDEB, 0,5, maior do que a média nacional, que foi de 0,4.
O avanço também foi constatado nos ensinos Fundamental I e II da rede pública, que possuem ofertas pelas redes estadual e municipais. O IDEB demonstrou que, no Ensino Fundamental I (do 1º ao 5° ano), houve um crescimento de 4,7 (2017) para 4,9 (2019) e, no Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano), o desempenho foi ainda melhor, avançando de 3,4 (2017) para 3,8 (2019).
Notícias Relacionadas
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
I Festival da Unegro de Música e Dança Zumbi e Dandara celebra a Consciência Negra em Salvador
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
SEC participa de seminário internacional da FGV sobre Educação e Sustentabilidade
-
Estudantes da rede estadual de Pojuca lançam livro de poemas sobre valorização da identidade do povo negro
-
PIBID divulga relação de projetos selecionados e inicia inscrições
-
Coordenadores pedagógicos conhecem estrutura da gestão pública e possibilidades de desenvolvimento na carreira