Centros de Atendimento Especializado celebram o Dia Mundial de Conscientização do Autismo

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado a cada 2 de abril, vem fomentando uma programação especial nas instituições especializadas ligadas à rede estadual. As ações têm o objetivo de difundir informações para a população sobre a síndrome neuropsiquiátrica, visando o combate à discriminação e o preconceito. No Centro de Atendimento Educacional Especializado Pestalozzi da Bahia, localizado no bairro de Ondina, em Salvador, os alunos e suas famílias participam, nesta quinta-feira (4), das 8h às 16h, de atividades lúdicas. Também no Instituto Psicopedagógico de Bonfim, na cidade de Senhor do Bonfim, alunos e pais participam de ações desde a semana passada e, na sexta (5), será a culminância da programação com um seminário.

Durante a programação no Pestalozzi serão realizadas diversas atividades, entre as quais teatro das professoras, oficinas de biscoito e de jardinagem para mães e alunos, animação com Tio Paulinho, circuito esportivo e apresentação do Projeto Axé. O instituto se tornou uma referência na prestação de serviços educacionais às pessoas autistas dado o interesse da população e da necessidade das famílias, em sua maioria de baixa renda.

Já no Instituto Psicopedagógico de Bonfim, no município de Senhor do Bonfim, as atividades alusivas ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo foram iniciadas no dia 28 de março, envolvendo os 110 alunos autistas matriculados na instituição, além dos atendimentos de estudantes das redes particular e municipal. Voltadas à motricidade e ao raciocínio lógico, bem como ligadas às artes e à alimentação saudável, as atividades específicas realizadas envolveram momentos lúdicos, a exemplo de colagem para reconhecimento das cores, e brincadeiras apropriadas para cada nível de autismo. Na sexta-feira (5), das 14h às 17h, será realizado um seminário sobre a síndrome com profissionais de diversas áreas.