Centros de Educação Profissional elaboram diretrizes de trabalho durante Semana Pedagógica 2019

Fotos: divulgação
A segunda etapa da Semana Pedagógica 2019 da rede estadual de ensino, realizada neste sábado (27), também envolveu os Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional e Tecnológica, além das unidades compartilhadas que ofertam cursos de qualificação e formação profissional. A atividade, promovida pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), visa fortalecer o processo de ensino e aprendizagem dos  estudantes e apresenta como tema “Pilares para a garantia do direito de aprender: currículo, formação, acompanhamento e avaliação".

O superintendente da Educação Profissional e Tecnológica do Estado, Ezequiel Westphal, destacou a importância do planejamento focado nesta política pública. “Percebemos o envolvimento da comunidade escolar e este coletivo pedagógico no sentido de garantir a aprendizagem e a avaliação formativa. Isto é fundamental para que identifiquemos as dificuldades dos estudantes, para sabermos por quais caminhos que todos nós devemos seguir. Esta etapa também é crucial para que a gente possa, cada vez mais, unificar os processos de avaliação e, ao mesmo tempo, levar ao acompanhamento e monitoramento da aprendizagem dos alunos”, destacou.

No Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) do Piemonte do Itapicuru, em Senhor do Bonfim, a coordenadora pedagógica Adriana Olívia também falou sobre o reflexo do planejamento na aprendizagem. “É muito oportuna esta temática da Semana Pedagógica porque a avaliação da Pedagogia nos permite avançar na aprendizagem dos estudantes. Estamos utilizando a metodologia apresentada pela SEC para debatermos os resultados adquiridos pelo Sistema de Avaliação Baiano de Educação (SABE). Os educadores ficaram muito focados na ampla produção de textos que nos subsidiaram neste planejamento para o segundo semestre”, destacou.

O vice-diretor Gilson Parente, do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) de Logística e Transporte Luiz Pinto de Carvalho, em Salvador, destacou como a segunda etapa se tornou um momento importante para o planejamento pedagógico na rede estadual. “Foi fundamental a Secretaria da Educação do Estado estabelecer a segunda etapa para que houvesse esta interação entre todos os professores para avaliar e replanejar as ações pedagógicas. Com certeza, todo o processo resulta em benefícios para os estudantes, porque conseguimos analisar o que foi feito e o que podemos melhorar no mesmo ano letivo”, afirmou.