Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: escolas › Notícia › Centros de Educação Profissional elaboram diretrizes de trabalho durante Semana Pedagógica 2019
Centros de Educação Profissional elaboram diretrizes de trabalho durante Semana Pedagógica 2019
Publicado em sab, 27/07/2019 - 15:11 por ASCOM
Palavras-chave:
Fotos: divulgação
A segunda etapa da Semana Pedagógica 2019 da rede estadual de ensino, realizada neste sábado (27), também envolveu os Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional e Tecnológica, além das unidades compartilhadas que ofertam cursos de qualificação e formação profissional. A atividade, promovida pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), visa fortalecer o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes e apresenta como tema “Pilares para a garantia do direito de aprender: currículo, formação, acompanhamento e avaliação".
O superintendente da Educação Profissional e Tecnológica do Estado, Ezequiel Westphal, destacou a importância do planejamento focado nesta política pública. “Percebemos o envolvimento da comunidade escolar e este coletivo pedagógico no sentido de garantir a aprendizagem e a avaliação formativa. Isto é fundamental para que identifiquemos as dificuldades dos estudantes, para sabermos por quais caminhos que todos nós devemos seguir. Esta etapa também é crucial para que a gente possa, cada vez mais, unificar os processos de avaliação e, ao mesmo tempo, levar ao acompanhamento e monitoramento da aprendizagem dos alunos”, destacou.
No Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) do Piemonte do Itapicuru, em Senhor do Bonfim, a coordenadora pedagógica Adriana Olívia também falou sobre o reflexo do planejamento na aprendizagem. “É muito oportuna esta temática da Semana Pedagógica porque a avaliação da Pedagogia nos permite avançar na aprendizagem dos estudantes. Estamos utilizando a metodologia apresentada pela SEC para debatermos os resultados adquiridos pelo Sistema de Avaliação Baiano de Educação (SABE). Os educadores ficaram muito focados na ampla produção de textos que nos subsidiaram neste planejamento para o segundo semestre”, destacou.
O vice-diretor Gilson Parente, do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) de Logística e Transporte Luiz Pinto de Carvalho, em Salvador, destacou como a segunda etapa se tornou um momento importante para o planejamento pedagógico na rede estadual. “Foi fundamental a Secretaria da Educação do Estado estabelecer a segunda etapa para que houvesse esta interação entre todos os professores para avaliar e replanejar as ações pedagógicas. Com certeza, todo o processo resulta em benefícios para os estudantes, porque conseguimos analisar o que foi feito e o que podemos melhorar no mesmo ano letivo”, afirmou.
Notícias Relacionadas
-
Estudantes da rede estadual se destacam no Concurso Jovem Jornalista 2024
-
Especialistas participam de debate na SEC sobre práticas pedagógicas em Educação étnico-racial
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
Estudantes da rede estadual participam de experiência imersiva para estudar o aparelho digestivo
-
Estudantes da rede estadual participam do 1º Festival da Voz Estudantil de Vitória da Conquista nesta sexta-feira (22)
-
SEC convoca 181 mediadores para atuarem no Emitec