Cerca de 50 mil professores da rede estadual planejam o ano letivo

Planejar e arrumar a casa para o ano letivo. Este é o propósito que reúne, de hoje (1º) até sexta-feira (4), cerca de 50 mil educadores da rede estadual na Jornada Pedagógica 2011, que acontece nas próprias unidades escolares. O início das atividades foi marcado por uma mensagem do secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, transmitida a todas as escolas. “O apelo que eu faço a cada um de vocês é que se dediquem ao ensino, se dediquem aos nossos alunos porque essa é a razão de ser da escola e do secretário da educação, de cada um dos servidores da educação, mas principalmente a razão de ser do professor”, destacou o secretário.

Nas escolas, professores, coordenadores, diretores, além de gestores e técnicos das unidades de ensino, discutem cada detalhe que vai nortear o ano letivo na rede estadual, que será iniciado no dia 7 de fevereiro, quando mais de 1 milhão de estudantes voltam às salas de aula.

“É fundamental planejarmos para não fazermos as coisas sem diretrizes, sem organização”, avalia o professor de Sociologia do Colégio Estadual Nossa Senhora de Fátima, em Periperi, Dilton Pires. Já a professora de Inglês e vice-diretora da Escola Estadual Sátiro Dias, Sara Silva de Matos, defende que a jornada é um momento para os educadores refletirem o ano que passou, levando em consideração os aspectos positivos e o que precisa melhorar. “É quando avaliamos o que precisa ser repensado, as ações que precisam ser implementadas”, ressalta. 


Indicadores com referência - A novidade deste ano é que, pela primeira vez, as escolas estão usando os próprios indicadores de desempenho como instrumento norteador do planejamento pedagógico do ano letivo.  Dados como distorção idade-série, índices de aprovação, reprovação e abandono, além de resultados de avaliações externas como Prova Brasil, Ideb, Avalie e Enem estão ajudando os educadores a identificar aspectos da vida escolar que precisam ser melhorados e fortalecidos. A medida foi considerada muito positiva pelos educadores.

“Os indicadores nos permitem ter um diagnóstico da realidade da escola. A partir deles, podemos traçar metas com o propósito de dirimir questões como o abandono e a reprovação”, avalia a diretora do Colégio Nossa Senhora de Fátima, Mariju Fatal. Compartilha da mesma opinião a professora de português da Escola Sátiro Dias, Abigail Novaes Quinteiro. “A jornada abre um espaço de trocas, para que nós possamos conjuntamente pensar em mecanismos para melhorar nossos indicadores e pensar em como tornar a escola um espaço mais vivo e mais atuante”, considera a professora de português.

Material pedagógico – Além dos indicadores de desempenho, as escolas vão receber materiais pedagógicos que vão dar suporte ao planejamento das atividades de 2011. Antes de se debruçar para programar como os conteúdos serão ministrados em sala de aula, os educadores terão como subsídio a relação dos assuntos que os professores têm dificuldades de trabalhar com os alunos.

“Com esse material em mãos, os professores terão condições de estabelecer alternativas de trabalho para superar tanto as dificuldades dos alunos quanto às dificuldades de tratamento de conteúdo”, explica o superintendente de Desenvolvimento da Educação Básica (Sudeb), Nildon Pitombo. Segundo ele, as escolas contarão com o suporte destes materiais, que são produtos do próprio trabalho com a rede estadual de ensino, para ajudar no planejamento do ano letivo. “Um bom planejamento tem impacto direto nos indicadores de desempenho de cada escola”, complementa o superintendente.

Veja as fotos no FLICKR Todos pela Escola 

Notícias Relacionadas