Cerimônia premia vencedores do sexto concurso Escritores Escolares

Voltado para os estudantes das escolas públicas e privadas da educação básica, a sexta edição do Concurso Escritores Escolares, premiará na próxima quarta-feira (7), 18 estudantes nas categorias prosa e poesia. A cerimônia, em que serão reveladas as colocações de cada estudantes, acontecerá às 14h, na Biblioteca Central do Estado da Bahia (BCEB).

“O Concurso dos Escritores Escolares é uma ação que estimula sobremaneira os estudantes do Ensino Fundamental 1 e 2 e Ensino Médio em uma escala interessante. A última edição atingiu 26 dos 27 territórios de identidade”, destaca Zulu Araújo, Diretor-Geral da Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBa).

Através das unidades escolares, o projeto teve sua abrangência ampliada para todo o Estado da Bahia, democratizando o acesso e gerando mais oportunidades para os jovens do Estado. O concurso é uma parceria da FPC com a Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC). Os contemplados poderão integrar sua vitória em sua grade curricular, passando a contar com o envolvimento direto das escolas e professores em sua realização.

“A maioria das escolas premiadas e dos estudantes são do interior do Estado, de escolas públicas”, aponta o Diretor.  “Os textos de prosa e poesia tem sido de grande qualidade. A gente fez uma pesquisa pela Diretoria de Livro e Leitura (DLL), que identificou que os principais estimuladores do livro e leitura são os professores, os avós e os pais, mantendo a conexão da escola e a família neste processo”, explica.

Programação

Durante a cerimônia, os textos vencedores serão expostos ao longo do quadrilátero da BCEB. Na oportunidade, a escritora baiana Rita Santana conversa com Felipe Sacramento, um dos estudantes premiados na quarta edição do concurso, que acontece antes da premiação.

Os jovens contemplados levarão os seguintes prêmios: o primeiro lugar de cada uma das categorias leva um notebook e um kit com 30 livros; os vencedores do segundo lugar ganham um tablet e 30 livros, e, os estudantes colocados em terceiro lugar levam para casa um leitor de E-book e o kit com 30 livros.

Ao final da premiação, o MC Jaya Luuck, um dos jovens mais destacados no segmento do trap, com diversas apresentações pelo país, realiza um pocket show no encerramento da cerimônia.

Fonte: SECULT / BA