CETEP da Bacia do Paramirim promove a I Feira Literária de Macaúbas

Fotos divulgação
O Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) da Bacia do Paramirim, unidade da rede estadual de ensino localizada em Macaúbas, no Centro-sul da Bahia, está realizando, nestas terça e quarta-feira (13 e 14), a I Festa Literária de Macaúbas (FLIMAC). Com a proposta de incentivar a leitura em suas diversas modalidades e suportes, contribuindo para a formação profissional e cidadã dos estudantes, a iniciativa conta com palestras, mesas-redondas, rodas de conversa, lançamentos de livros, shows e diversas manifestações artísticas. São esperadas de 3 a 5 mil pessoas nos dois dias de evento.

No total, estão envolvidos cerca de 500 alunos do Ensino Médio integrado à Educação Profissional, estudantes dos cursos técnicos em Administração, Vendas e Secretaria Escolar. A estudante do curso técnico em Vendas, Graciele Oliveira Santos, 18 anos, é uma das participantes e fala sobre seu envolvimento. “Eu falo sobre a história entre o letramento e religiosidade em Macaúbas. A gente pesquisou sobre como os pais ensinavam seus filhos a ler e trouxemos vários artefatos antigos, como livros e bíblias que as famílias usavam para ensinar seus filhos a ler e escrever porque não tinham acesso a livros didáticos”, conta.

Na programação, destaque também para as exposições de fotografia e artes visuais. Toda a Festa, seus stands e mostras contam com a participação de alunos, que vão lançar livros de poesia e não-ficção, apresentar peças e outras produções como teatro, dança e poesia encenada. "Resolvemos fomentar essa festa para estimular o jovem talento, mostrar o que nossa região pratica em termos de literatura. A partir do evento buscamos atender a questões de aprendizagem, se comunicar com a comunidade do nosso município, Macaúbas, e melhorar a conexão com os outros municípios do nosso território”, diz o vice-diretor pedagógico, Teotônio da Silva Ferreira.

Entre os temas abordados, estão: ‘Jovens do terceiro milênio’, ‘A mulher negra na literatura’ e ‘A importância Histórica da Leitura’. As oficinas contemplarão tópicos como fotografia, desenho e como montar seu livro.