Cetep do Litoral Norte e Agreste Baiano promove I Mostra de Projetos dos Cursos Técnicos

O Centro Territorial de Educação Profissional do Litoral Norte e Agreste Baiano –Cetep, em Alagoinhas, promove, nesta quinta-feira (10/10), a I Mostra de Projetos dos Cursos Técnicos de Nível Médio. A atividade consiste na apresentação dos projetos pedagógicos desenvolvidos, no decorrer do ano letivo, pelos estudantes dos cursos técnicos em Análises Clínicas, Informática, Enfermagem, Comércio, Meio Ambiente, Nutrição e Dietética, e Segurança do Trabalho. O objetivo da atividade é divulgar, junto à população do município e do território, as ações da Educação Profissional.

A atividade pedagógica objetiva, também, mostrar as habilidades e os conhecimentos desenvolvidos pelos estudantes em coerência com os fundamentos da Educação Profissional, que tem o trabalho como princípio educativo e a intervenção social como princípio pedagógico.

A I Mostra, que será realizada no próprio Centro, trará em sua programação exposições em estandes, abordando temas como: sustentabilidade, qualidade de vida, reaproveitamento de alimentos, reciclagem, entre outros.  Os estudantes dos cursos técnicos em Análises Clínicas, Enfermagem e Nutrição e Dietética apresentam o projeto “Detecção, prevenção e controle de parasitas intestinais”, reforçando a importância da higienização das mãos para evitar doenças bacterianas que causam diarreias, verminoses e gripes.

Água – Um dos projetos a seres apresentados pelos estudantes do curso técnico em Meio Ambiente é o de captação e aproveitamento da água pluvial (água da chuva), experiência realizada no Centro. O projeto visa otimizar o uso da água no Cetep com aproveitamento para irrigação da horta escolar e promover uma mudança de comportamento quanto ao uso da água no cotidiano escolar e fora dele.

A partir da pesquisa em arquivos e levando em consideração, também, conversas com moradores dos bairros onde moram, entrevistas nas ruas e pesquisas em sites, os estudantes do curso técnico em Edificações estarão apresentando o projeto “História, Memórias e Práticas Culturais de Alagoinhas”, cujo objetivo é incentivar a comunidade a resgatar a história da cidade e despertar para consciência da valorização e preservação do patrimônio histórico e cultural de um povo.

Para a gestora do Centro, Ana Costa, a I Mostra reafirma a função social da escola:  estar sempre de portas abertas para interagir de forma a estabelecer diálogos permanentes com a sociedade. “A comunidade estudantil do Cetep está preparada para receber visitantes do município e de todo o Território de Identidade Litoral Norte e Agreste Baiano. Esse momento é um marco para a formação dos nossos futuros técnicos, oportunidade única de mostrarem a formação de qualidade que recebem”, disse.